Números da Polícia Militar (PM) apontam 40 casos de estupro registrados no primeiro semestre de 2016 em Juiz de Fora. Dentre eles, oito casos tentados e 32 consumados. Ainda segundo os registros, 24 casos são de estupro de vulnerável, sendo dois tentados e 22 consumados.
O número é maior quando relacionado ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 23 casos, sendo dois tentados e 21 consumados.
Com relação aos casos de estupro de pessoas com mais de 14 anos, que não se qualifica como vulnerável, foram registrados 16 no total, sendo seis tentados e dez consumados. O número é menor quando comparado a 2015, que registrou 28 casos, sendo quatro tentados e 24 consumados.
De acordo com a PM, o estupro é registrado como tentado quando o ato sexual não é confirmado por meio de laudo médico. O registro de estupro consumado é dado quando o ato é confirmado por laudo.
Responsável pela investigação dos crimes por parte da Polícia Civil da cidade, a delegada Ângela Fellet acredita que o aumento do número de denúncias ocorre pela coragem que as pessoas estão tendo ao denunciar possíveis suspeitos de estupro. "A gente observa um aumento no número de denúncias de estupros a vulnerável, que muitas vezes ocorrem dentro de casa. O que vemos agora é que as pessoas estão com mais coragem de denunciar e dando mais atenção aos envolvidos", disse.
Informações: G1 Zona da Mata