A abertura oficial será na quinta-feira, às 19h, no Expominas. A programação reúne cinco dos principais eventos do setor laticinista na América Latina: Congresso Nacional de Laticínios (CNL), Semana do Laticinista, Exposição de Máquinas, Equipamentos, Embalagens e Insumos para a Indústria Laticinista (Expomaq), Exposição de Produtos Lácteos (Expolac) e Concurso Nacional de Produtos Lácteos.
De acordo com a Epamig, a expectativa é de receber 12 mil pessoas, de várias partes do Brasil, além de representantes de países da América do Sul, América do Norte e Europa. A entrada no Expominas é gratuita, mediante credenciamento prévio ou no local e data do evento.
A novidade desta edição é o "Ambiente de Inovação", para promover a interação entre os diversos integrantes da cadeia produtiva de lácteos, na busca por negócios e projetos inovadores.
Estarão reunidos em um estande representantes da Epamig, Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG), Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (Faemg), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG), Sindicato da Indústria de Laticínios de Minas Gerais (Silemg), Polo do Leite e Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).
O 32º Congresso Nacional de Laticínios será realizado no Instituto de Laticínios Cândido Tostes, de terça a quinta-feira, das 8h às 12h. O tema é “70 Anos da Semana do Laticinista: Ciência, Tecnologia e Inovação em Lácteos”.
Especialistas em pesquisa e produção de leite e derivados previamente inscritos terão programação de 11 palestras, três palestras magnas e 11 minicursos, além da exposição de pôsteres.
Para o pesquisador e coordenador científico, Luiz Carlos Gonçalves, o Congresso e a Semana do Laticinista são uma oportunidade para a interação e atualização dos profissionais que integram a cadeia de lácteos. "O evento é um momento especial de aprendizado e uma oportunidade para os laticinistas trocarem ideias, experiências e conhecerem novas tecnologias e tendências".
O Concurso Nacional de Produtos Lácteos terá cerca de 80 laticínios que disputam o prêmio de melhor produto do Brasil em 11 categorias: doce de leite, requeijão, manteiga, destaque especial e queijos gorgonzola, minas padrão, prato, reino, gouda, parmesão, provolone.
Os vencedores serão premiados no dia 18 de julho, no encerramento do Minas Láctea, no Expominas.
Vitrine para tecnologia e produtos
O Expominas sedia, a partir das 14h, a Exposição de Máquinas, Equipamentos, Embalagens e Insumos para a Indústria Laticinista (Expomaq). Neste ano serão 126 empresas expositoras do Brasil e do exterior, sendo que 36 estreiam no evento que apresenta maquinários, embalagens e insumos, prospecta negócios e concretizam vendas.
O público é composto por empresários do setor, técnicos, professores e estudantes da área de alimentos interessados em conhecer o funcionamento e a aplicabilidade das inovações.
A Exposição de Produtos Lácteos (Expolac) é uma vitrine nacional para apresentação de produtos derivados do leite. Participam cerca de 75 laticínios que trarão, em média, quatro produtos cada. haverá 10 estandes exclusivos e a realização de cursos, harmonizações e degustações comentadas
Queijos, doces, bebidas lácteas, iogurtes e produtos inovadores que ainda serão lançados ao mercado consumidor são expostos e oferecidos à degustação.
Dentre outras atrações, a programação conta uma degustação orientada de queijos, com a professora da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, Mirna Gigante, na quarta (17). E com a palestra "O terroir e a produção vinícola de Minas Gerais", ministrada pelo sommelier Marco Antônio Ferreira de Morais, na quinta-feira (18).
Fonte: G-1 Zona da Mata