De acordo com o Polo Audiovisual da Zona da Mata, projeto que transforma isenção fiscal de leis de incentivo à cultura estadual e federal, entre 2008 e 2018 foram 27 produções de filmes e curta metragem no município. Além disso, mais de 1.500 artistas trabalharam nas gravações. Já nas projeções de 2019 até 2020, estão previstas 17 novas produções e 850 pessoas contratadas.
Em entrevista ao G1, o diretor presidente da Agência de Desenvolvido do Polo Audiovisual da Zona da Mata, Cesar Piva, contou que a candidatura de Cataguases como cidade do cinema é o resultado de um trabalho de mais de 15 anos, envolvendo diversas lideranças.
"Nos últimos 10 anos, realizamos 27 grandes produções na região. Geramos mais de 1.500 postos de trabalho direto, envolvendo artistas e técnicos. Atingimos o comércio e rede de serviços da cidade, com investimento de cerca de R$ 15 milhões, e duplicamos esse valor impactando e diversificando a economia local", diz o diretor.
Ainda conforme Piva, o município está entre um dos principais cenários de produção audiovisual independente do Brasil. "Ficar entre as quatro cidades brasileiras é um reconhecimento de todo esse trabalho. Revelando a potência da nossa diversidade cultural, nosso maior patrimônio", finalizou.
Confira as produções realizadas em Cataguases
- Derrapada
- Natureza Morta
- Dentro da Caixinha
- Órfãs da Rainha
- Azul Celeste
- Comadres
- O Silêncio das Ostras
- Meu Pé de Laranja Lima
- Pequenas Lonas
- Exilados do Vulcão
- O Menino no Espelho
- Quase Samba
- Vaga-Lumes
- A Família Dionti
- Introdução à Música do Sangue
- Campo de Jogo
- Estive em Lisboa e Lembrei de Você
- Redemoinho
- Hannya
- Correndo Atrás
- Maria do Caritó,
- Árvore dos Araújos, série de TV
- Arigó,
- A Queda
- A História de um Crime
A Rede de Cidades Criativas da Unesco foi instituída em 2004 e já congrega 116 cidades de 54 países nos campos da Gastronomia, Literatura, Artesanato, Música, Audiovisual, Design e Mídia. No Brasil, já são membros as cidades de Florianópolis e Belém, ambas em Gastronomia, Curitiba em Design, Salvador em Música e Santos no Audiovisual.
Fonte: G-1 Zona da Mata