Gabriel começou a nadar há quatro anos, competindo em jogos escolares. Ele mora em Corinto, na região central de Minas, mas há dois anos treina no clube Bom Pastor, em Juiz de Fora. A temporada 2019 tem sido de grandes feitos: ele já conseguiu este ano recorde mundial nos 50m borboleta e brasileiro nos 50m nado livre.
– Está demais! A gente treina bastante. Um dos focos do ano era esse e deu certo. Trabalhei duro o ano inteiro para conseguir esse resultado (vaga no Pan), é gratificante demais. No início do ano, no Aberto internacional, bati o recorde mundial nos 50m borboleta e tive o maior índice técnico do evento. Na última etapa do Circuito, em julho, o recorde brasileiro nos 50m livre. Ainda não me passaram as provas que vou disputar, mas vou estar pronto para todas! – disse animado.
O técnico Fábio Antunes elogia a dedicação do jovem atleta, projeta briga pelo pódio em Lima e explica como se dá a dinâmica de treinos presenciais e de acompanhamento à distância.
– Com Gabriel nossa meta é chegar ao Parapan com as melhores marcas pessoais e tentar buscar um lugar ao pódio. Ele é disciplinado e adora o estresse da competição. É atento e busca sempre nadar melhor, evolução sempre. Ele mora fora e eu monitoro todo o treino à distância e temos encontros de forma presencial com frequência – contou.
Gabriel retorna a Juiz de Fora no dia 1° de agosto para período intenso de treinos. Ele se junta à delegação brasileira em São Paulo no dia 19, quando embarca para Lima. O mineiro volta ao Brasil em 4 de setembro.
Fonte: G-1 Zona da Mata