O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) Ambiental foi celebrado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e pela organização após dano causada em área de preservação permanente.
O G1 entrou em contato com a Baasch Logística e Transportes Ltda e aguarda retorno para demais informações sobre o acordo.
De acordo com o MPMG, a empresa assumiu a obrigação de pagar a quantia de R$ 104.448,00, que corresponde ao valor encontrado em perícia atualizado monetariamente. A verba será destinada à Associação pelo Meio Ambiente de Juiz de Fora (AMA/JF).
Conforme o órgão, documentos do Corpo de Bombeiros juntados ao Inquérito Civil revelaram que houve demora de dois dias para que a corporação responsável pelo transporte realizasse o guincho do veículo e que o vazamento do combustível causou danos materiais e ambientais, individuais e coletivos, além do transtorno para todos os usuários da via.
Ainda segundo o MPMG, o descumprimento do acordo pode sujeitar a empresa ao pagamento de uma multa por dia de atraso no valor de R$ 1 mil.
Um acidente com um caminhão que transportava cerca de 45 mil litros de etanol causou a interdição da Estrada União Indústria, na Usina de Marmelos, no dia 3 de agosto de 2017, em Juiz de Fora.
De acordo com a Polícia Militar (PM), houve vazamento da carga no local e como houve risco de explosão o trânsito foi impedido no trecho, na altura do Bairro Granjas Primavera.
O motorista, de 35 anos, contou aos policiais que viajava sentido ao estado do Espírito Santo quando um caminhão que seguia à frente freou. O condutor se assustou, tentou desviar e caiu às margens do Rio Paraibuna.
Fonte: G- 1 Zona da Mata