"O diagnóstico foi confirmado por um exame na Fundação Ezequiel Dias (Funed). A criança está bem, segue em tratamento em casa, acompanhado pelos médicos, já passou o período de transmissão da doença. O bebê estava abaixo da faixa etária obrigatória de imunização e não frequenta creche municipal", disse.
O levantamento de dados indica que se trata de um caso importado. "A família tem história recente de viagens. A criança teve contato com pessoas de São Paulo e também do município de Rio Doce, há cerca de um mês antes do início dos sintomas", contou Schitini.
De acordo com a Prefeitura, houve registro de casos suspeitos em Viçosa em 2015 e em 2018; ambos foram descartados. O caso não consta no boletim epidemiológico divulgado pelo Estado nesta quarta (7). O secretário disse que já foi notificado e que a atuação agora é para e fazer o trabalho de bloqueio.
"Já informamos à Superintendência Regional de Saúde e a orientação é fazer o bloqueio na região. Viçosa é cidade universitária, recebe muitas pessoas de fora. Nosso trabalho é para que os servidores da Estratégia de Saúde da Família orientarem os moradores a regularizarem o cartão vacinal", ressaltou, Marcus Schitini.
A dose deve ser aplicada a partir de 1 ano até 49 anos. Em caso de dúvidas, as pessoas devem procurar por uma equipe de Estratégia de Saúde atuante nos bairros ou a Policlínica no Centro.
"Temos as doses da tríplice viral disponíveis, porque é uma vacina de rotina. Estamos realizando a revisão de todos os cartões. As pessoas devem procurar a Sala de Vacina, a Policlínica ou a equipe do PSF para serem verificadas no Cartão Espelho, sistema que contém todos os registros de vacina do cidadão se a dose foi aplicada. Quem teve contato com pessoa infectada deve relatar isso. Os profissionais de saúde precisam da dose reforçada".
Conforme o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgado nesta quarta-feira (7), foram notificados 190 casos suspeitos de sarampo provenientes de 73 municípios no estado de Minas Gerais.
- 71,1% (135) foram descartados;
- 26,8% (51) estão sob investigação
- e 2,1% (4/190) casos foram confirmados, sendo um importado.
-
O Sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, grave, transmissível, altamente contagiosa e comum na infância. A doença começa inicialmente com febre, exantema (manchas avermelhadas que se distribuem de forma homogênea pelo corpo), sintomas respiratórios e oculares. Atualmente, o país enfrenta surto de sarampo em São Paulo, Rio de Janeiro e Pará.
Antes considerado um país livre do sarampo, o Brasil perdeu o certificado de eliminação da doença concedido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) em fevereiro deste ano, após registrar mais de 10 mil casos em 2018.
Entenda o que é sarampo, quais os sintomas, como é o tratamento e quem deve se vacinar — Foto: Infografia: Karina Almeida/G1
Fonte: G-1 Zona da Mata