A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Minas Gerais divulgou, nessa sexta-feira (5), a 11ª morte por gripe na Zona da Mata - a sexta por H1N1, que é o subtipo A do vírus Influenza. O óbito aconteceu em Muriaé e a data em que foi registrado não foi divulgada. Além destas seis mortes, outras quatro por Influenza A não subtipado e uma por influenza B, constam no Boletim Epidemiológico do estado.
O G1 entrou em contato, por telefone, com o secretário de Saúde de Muriaé, que afirmou não ter recebido a confirmação oficial do óbito por parte do estado e disse que vai entrar em contato com a SES-MG para investigar a ocorrência, quando aconteceu e se atingiu algum morador da cidade.
O documento cita que Astolfo Dutra, Leopoldina e Cataguases também registraram um óbito por H1N1 cada. Já Juiz de Fora se manteve com duas vítimas.
As mortes por influenza A se mantiveram, com casos em Viçosa, Divinésia, Juiz de Fora e Mar de Espanha, assim como a única morte por Influenza B na região, também em Astolfo Dutra.
De acordo com o Boletim, até e primeira semana de agosto, foram confirmados 416 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados pelo vírus Influenza em todo o estado, sendo que 143 evoluíram para óbito. Destes, 94 foram por H1N1, 43 por Influenza A não subtipado, três por Influenza B e outros três em que não foi possível classificar o subtipo do vírus.
Fonte: G1 Zona da Mata