Delegada de Mulheres fala o que mudou nos últimos 13 anos com a lei “Maria da Penha” em Muriaé
19/08/2019 14:49 em REGIÃO

 

O mês de agosto comemorou 13 anos da Lei 11340/06 muito conhecida como a lei “Maria da Penha”. O objetivo da lei foi proporcionar instrumentos e coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, tornando as penas mais rígidas para o agressor.

Nesta segunda-feira (19) a delegada de Mulheres, Natália Magalhães concedeu uma entrevista à Rádio Muriaé para falar sobre o assunto.

De acordo com dados da Delegacia de Polícia Civil de Muriaé, em 2018 foram registrados 581 ocorrências de violência contra mulher, uma média de três ocorrências por dia, 207 a menos que em 2017, mas que segundo a delegada, é um número alto.

Ainda segundo a delegada, os flagrantes aumentaram. Em 2017 foram registrados 67, já em 2018 os números subiram  para 88.

Os inquéritos também tiveram um aumento. Em 2018 foram realizados 314, 57 a mais que em 2017.

De acordo com a delegada, parte desse crescimento é porque nos últimos anos, as mulheres estão perdendo o medo, quebrando paradigmas e procurando a polícia para denunciar o agressor.

A delegada também falou sobre o comportamento de uma mulher quando ela é agredida pelo marido “A mulher costuma ficar mais retraída, passa a sair menos e esconde as marcas das agressões no corpo. Quando aparecem esses sinais é importante a família ficar atenta e orientar a vítima a denunciar”, comentou a delegada.

As denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas na delegacia ou se a vítima preferir pode discar o número 180. As ligações são sigilosas e a vítima terá todas as informações necessárias, desde o suporte jurídico a um encaminhamento a um abrigo sigiloso, quando necessário.

 



Fonte : Rádio Muriaé
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!