Filhotes de cisnes negros nascem no Museu Mariano Procópio em Juiz de Fora
Publicado em 22/08/2019 13:00
REGIÃO

 

O Museu Mariano Procópio, em Juiz de Fora, anunciou três novos moradores: os filhotes de cisnes negros que nasceram entre os dias 12 e 13 de agosto. Eles foram avaliados pelo veterinário e passam bem. Com os filhotes, o Museu Mariano Procópio passa a contabilizar 14 cisnes negros.

Por medida de segurança, a família foi transferida para uma área protegida, por onde deve permanecer nos próximos meses.

No local, que não é acessível aos visitantes, a família está acolhida e será monitorada recebendo os cuidados devidos para que os filhotes possam se desenvolver.

Quando estiverem mais desenvolvidos e com autonomia, todos serão reencaminhados ao lago. Ainda não se sabe o sexo dos filhotes, que só é descoberto através de exame de sangue realizado por volta dos quatro meses de idade.

Esta é a segunda ninhada do ano; a primeira não sobreviveu.

Cisnes no Museu

 

Em novembro de 2013, um casal de cisnes brancos foi leiloado depois da descoberta de que um deles vivia em conflito com os demais animais que moram no lago, atacando cisnes negros adultos e matando filhotes.

Em março de 2014, dois filhotes da primeira ninhada com apenas cisnes negros no lago sumiram pouco depois do nascimento e não foram mais vistos. O terceiro foi encontrado morto.

Em 2018, todos os cisnes da instituição receberam chips de monitoramento, para maior controle de cada animal. Antes, eram usadas anilhas, mas os objetos eram facilmente retirados, o que dificultava a identificação.

Segundo o museu, os cisnes negros, ao contrário de muitas outras aves aquáticas, não têm hábitos migratórios. Eles passam a vida no local onde nasceram e vivem, em média, 25 anos.

Formam famílias e ficam juntos durante toda a vida. Os filhotes nascem brancos, e como os outros cisnes passeiam nas costas dos pais quando pequenos, começam a voar após seis meses de idade e ficam adultos a partir de 2 anos.

 

 

Fonte: G-1 Zona da Mata

 
Comentários
Comentário enviado com sucesso!