Campanha conjunta incentiva consumo consciente de água em Viçosa
REGIÃO
Publicado em 25/08/2019

 

A Prefeitura, Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) lançaram a campanha "Se desperdiçar, vai faltar!". O objetivo da ação conjunta, é incentivar o uso consciente da água para evitar desperdício e necessidade de racionamento.

A princípio, de acordo com a assessoria da Prefeitura, não estão previstas punições, mas convocar os moradores para implantar medidas de colaboração (confira abaixo).

O diretor-presidente do SAAE, Luciano Piovesan, disse que R$ 2.794.665 milhões foram investidos no enfrentamento da crise hídrica de 2016 a 2019 para evitar a perda de água, como aquisição de novos reservatórios e expansão da rede de tratamento.

"Uma situação um pouco mais confortável, mas não podemos desperdiçar. É uma campanha de alerta a comunidade para usar de forma racional e consciente a água", explicou.

 

Capacidade de armazenamento

 

De acordo com a Prefeitura, existem 15 sistemas de abastecimento de água que auxiliam a demanda total do município incluindo as duas Estações de Tratamento de Água (ETA). A cidade tem um sistema com cerca de 260 Km de tubulações, que distribuem 17,3 milhões de litros de água por dia à população e 16 poços artesianos que fornecem água para comunidades urbanas e rurais, condomínios e distritos.

A UFV tem uma estação de tratamento própria, atuando junto com o município na captação no manancial do Ribeirão São Bartolomeu. Os sistemas de distribuição e tratamento que abrangem a ETA I (Violeira) e ETA II (Bela Vista) têm reservação de 5,96 milhões de litros de água tratada. No total, a capacidade de armazenamento é de de 6,4 milhões de litros de água tratada.

 

Confira as dicas de uso consciente da água:

 

 

  • Ações de manutenção: troque ou conserte torneiras pingando; elimine vazamentos; faça o teste do relógio de água: se os ponteiros continuarem rodando sem consumo é sinal de vazamento;
  • Nas áreas externas e lavanderia: varra as calçadas para retirar o lixo e use balde ao em vez de mangueiras; reaproveite a água de chuva ou da máquina para lavar o chão da cozinha, área de serviço ou quintal; utilize a lavadoura de roupas só se ela estiver cheia;
  • No banheiro: banhos rápidos; feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba;
  • Na cozinha: ligue a máquina de lavar louça apenas quando estiver completa; deixe a louça na água para facilitar a lavagem; limpe bem os pratos e panelas, jogue os restos de comida no lixo e feche a torneira enquanto estiver ensaboando os utensílios.

 

Fonte: G-1 Zona da Mata

Comentários
Comentário enviado com sucesso!