Criada em Leopoldina a Semana Municipal de Conscientização dos Transtornos do Espectro Autista
30/08/2019 05:17 em LEOPOLDINA

 

A partir de 2020, o município de Leopoldina terá uma semana de conscientização sobre os Transtornos do Espectro Autista. Em recente reunião ordinária, a Câmara Municipal aprovou projeto de lei neste sentido, que foi apresentado pelos vereadores Kélvia Raquel, Ivan Nogueira e José Ferraz Rodrigues.

Segundo determina o Projeto de Lei nº 14/2019, foi instituída a Semana Municipal de Conscientização dos Transtornos do Espectro Autista, que será celebrada anualmente, no período de 27 de março a 02 de abril, tornando-se parte integrante do Calendário Oficial de Eventos de Leopoldina.

O documento também estabelece que a Semana terá como finalidade a promoção de campanhas publicitárias, institucionais, com a realização de seminários, palestras e cursos versando acerca do tema, em todo o território do Município de Leopoldina.

Na justificativa que acompanha a matéria, os autores esclarecem que é dever do município promover ações para conscientizar a população acerca dos Transtornos do Espectro Autista. Esgotadas as discussões sobre o tema, o Projeto de Lei nº 14/2019 foi aprovado por unanimidade em duas votações regimentais.

O que é Transtorno do Espectro Autista?

Transtornos do espectro autista representam uma gama das diferenças do neurodesenvolvimento que são consideradas transtornos do desenvolvimento neurológico.  Distúrbios de neurodesenvolvimento são condições neurológicas que aparecem precocemente na infância, geralmente antes da idade escolar, e afetam o desenvolvimento do funcionamento pessoal, social, acadêmico e/ou profissional. Normalmente envolvem dificuldades na aquisição, retenção ou aplicação de habilidades ou conjuntos de informações específicas. Distúrbios de neurodesenvolvimento podem envolver distúrbios de atenção, memória, percepção, linguagem, solução de problemas ou interação social. Outros transtornos neurodesenvolvimentais comuns incluem transtorno de déficit de atenção/hiperatividadetranstornos de aprendizagem (p. ex.,dislexia) e deficiência intelectual.

Veja mais sobre o assunto no link abaixo:

https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/pediatria/dist%C3%BArbios-de-aprendizagem-e-desenvolvimento/transtornos-do-espectro-autista

 



Fontes> Câmara Municipal de Leopoldina e Manual MSD/ Jornal Leopoldinense

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!