A Câmara Municipal aprovou nesta quarta-feira (28) um projeto de lei que prevê a instituição do "Dezembro Verde" em Juiz de Fora. O objetivo é promover ao longo do mês ações de conscientização sobre o abandono de animais e a proteção deles.
De acordo com o autor do projeto, o vereador Marlon Siqueira (MDB), o mês de dezembro é quando é registrado o maior número de abandonos de animais de estimação.
“Em todo mês de dezembro, um triste fenômeno pode ser observado em toda cidade: o aumento de abandono de animais. Com as férias escolares e festas de final de ano, muitos ‘tutores‘ tomam a impensada e cruel decisão de abandonar seu animal”, afirmou.
No texto do projeto aprovado pelos legisladores constam algumas ações que devem ser realizadas para promover a conscientização durante o “Dezembro Verde”:
- informar que o abandono de animais é crime, além de ser ato de maus-tratos;
- dar maior visibilidade ao tema estimulando a guarda responsável e a prevenção ao abandono de animais;
- contribuir para melhoria dos indicadores relativos ao abandono de animais no Município;
- e ampliar o nível de resolução das ações direcionadas ao abandono de animais por meio de ações integradas envolvendo a população, órgãos públicos e organizações que atuam na área.
O vereador sugeriu ainda a realização de campanhas em pontos conhecidos de abandono, blitz educativas, mobilizações via rede sociais e ações em escolas, creches e comunidades, posteriormente, eventos de adoção com os animais resgatados após esse período.
O projeto segue para sanção ou veto do prefeito Antônio Almas (PSDB). Se sancionada, cabe ao Executivo regulamentar a nova lei e organizar, junto ao Legislativo, as ações educativas propostas pelo “Dezembro Verde”.
Fonte: G-1 Zona da Mata