Criança de Mercês com suspeita de sarampo está internada em Barbacena
09/09/2019 13:19 em REGIÃO

 

Uma criança de idade e sexo não divulgada, natural do município de Mercês, está internada em isolamento na Santa Casa de Barbacena com suspeita de sarampo.

O caso em investigação foi confirmado ao G1 pelo Coordenador de Vigilância de Saúde da Secretaria de Saúde de Barbacena, Mauricio Becho.

Em nota enviada ao G1, a Santa casa de Misericórdia de Barbacena informou que o Pronto Atendimento já retornou com fluxo normal na manhã desta segunda-feira (9). "Depois da tomada de todas as medicas de precauções de bloqueio tanto no espaço físico, onde foi acolhida a crianças com suposto caso de sarampo; e ainda com todos os funcionários que tiveram contato direto com a criança. O quadro clínico da criança se encontra bem e vem sendo acompanhada pelo corpo clínico".

O hospital também destacou a importância dos pais ficarem atentos à vacinação dos filhos para evitarem a proliferação da doença.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Mercês e a Secretaria do Estado de Saúde e aguarda retorno.

Segundo Becho, a criança foi admitida no hospital e transferida de Mercês. O caso está em investigação. Houve coleta de material que foi encaminhado para exames na Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte.

Ele explica que por ser uma doença de notificação compulsória, o hospital imediatamente notificou à Prefeitura e à Superintendência Regional de Saúde (SRS), do Estado, que entrou em contato com a Secretaria em Mercês para orientar sobre as medidas a serem tomadas.

"Aqui em Barbacena, foram realizadas todas as medidas que competiam à Vigilância Epidemiológica, como bloqueio vacinal de quem estava com a criança e isolamento do paciente. O período de transmissão do sarampo ocorre de quatro dias antes e quatro dias depois das exantemas (as manchas na pele) sumirem. Como ainda está neste período, a decisão de isolá-la é preventiva", explicou.

O Coordenador de Vigilância de Saúde da Secretaria de Saúde de Barbacena também falou sobre outros procedimentos de investigação do caso em andamento.

"A criança, nem a família e nem as visitas que eles receberam nos últimos 10 dias estiveram em alguma cidade ou área com registros de risco de doença. Além disso, o menor já tem uma vacina no histórico de sarampo. Portanto, pode não ser sarampo, mas pelas semelhanças de sintomas, o protocolo deve ser cumprido para ter certeza de diagnóstico", disse Mauricio Becho.

Segundo ele, diante do registro de casos no Brasil, a prevenção é a melhor saída e orienta os moradores que procurem uma unidade básica de saúde com o cartão vacinal. A partir daí, será conferido se a pessoa está imunizada e, se não tiver, possivelmente receberá uma dose. "O sarampo é uma doença infectocontagiosa de propagação rápida, mas quem tomar as doses corretas de vacina está livre dela", ressaltou.

De acordo com a Secretaria de Saúde, até esta segunda-feira (9) 4.141 pessoas foram imunizadas em Barbacena contra o sarampo:

 

  • 6 a 11 meses: 305;
  • 1 ano: 1.702;
  • maiores de 1 ano: 2.134

 

No ano passado, de acordo com a Prefeitura, foram aplicadas 8.374 doses contra o sarampo.

Sarampo em Minas

 

Conforme informações da SES-MG foram notificados 310 casos suspeitos de sarampo provenientes de 110 municípios no estado de Minas Gerais.

 

  • 51,2% (159) foram descartados;
  • 44,5% (138) estão sob investigação;
  • 4,2% (13) casos foram confirmados.

 

O boletim epidemiológico mais recente, divulgado no dia 5, pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que estão em investigação dois casos suspeitos de sarampo na Zona da Mata, sendo um em Juiz de Fora e outro em Viçosa.

Na publicação, constam como confirmados 13 casos em MG, sendo nove em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.

Dois casos confirmados e um suspeito registrados em Juiz de Fora e outro suspeito em Além Paraíba, divulgados pelas respectivas Prefeituras, ainda não constam no boletim.

Além disso, no dia 30 de agosto, o G1 divulgou que as Regionais de Juiz de Fora, Ubá, Leopoldina, Barbacena e São João del Rei registraram notificações junto à SES de casos suspeitos de sarampo. A SES informou que não divulga o nome dos municípios que notificaram o caso, nem a quantidade, apenas os casos que foram confirmados.

 

Saiba sobre a doença

 

O sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, grave, transmissível, altamente contagiosa e comum na infância.

A doença começa inicialmente com febre, exantema (manchas avermelhadas que se distribuem de forma homogênea pelo corpo), sintomas respiratórios e oculares.

Atualmente, o país enfrenta surto de sarampo em São Paulo, Rio de Janeiro e Pará.

Antes considerado um país livre do sarampo, o Brasil perdeu o certificado de eliminação da doença concedido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) em fevereiro deste ano, após registrar mais de 10 mil casos em 2018.

 

 

Fonte: G-1 Zona da Mata

 
 
 
Entenda o que é sarampo, quais os sintomas, como é o tratamento e quem deve se vacinar  — Foto: Infografia: Karina Almeida/G1Entenda o que é sarampo, quais os sintomas, como é o tratamento e quem deve se vacinar  — Foto: Infografia: Karina Almeida/G1
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!