Vereador Waldair propõe ao Município a adoção de Programa de Inseminação Artificial
LEOPOLDINA
Publicado em 10/09/2019

 

Oferecer uma alternativa viável aos produtores rurais, proporcionando uma diversificação da atividade agrícola e geração de renda. Neste sentido, durante recente reunião ordinária da Câmara Municipal, foi apresentada uma Indicação que foi aprovada por unanimidade, sugerindo a implantação de um programa de inseminação artificial no município.

De autoria do vereador Waldair Barbosa Costa, a proposição fez uma analogia com o Programa “Curral Bonito”, implantado na cidade de Rio Pomba. Segundo o autor, o programa é destinado aos produtores de leite, tendo como objetivo oferecer a custo zero uma tecnologia de ponta para as práticas de inseminação artificial, beneficiando a genética e a produção do rebanho, com aumento significativo na produção leiteira.

Durante a discussão da matéria, o vereador explicou que o programa ofereceria tanto o procedimento de inseminação quanto o sêmen de forma gratuita aos pecuaristas locais, além de atendimento veterinário, aração de terra (Patrulha Mecanizada), implantação dos tanques de expansão, mapeamento genealógico das bezerras nascidas e a emissão do Certificado de Genealogia que atesta a procedência do animal.

Waldair Barbosa Costa acrescentou que o projeto ainda contemplaria o produtor com vacinação preventiva contra brucelose. Ao final de sua explanação, o parlamentar salientou que se trata de uma iniciativa empreendedora que investirá na qualidade do gado, para gerar linhagens com elevado poder de competitividade no mercado.

 

Fonte> Câmara Municipal de Leopoldina/ Jornal Leopoldinense

Comentários
Comentário enviado com sucesso!