A unidade terá capacidade para atender 388 custodiados em 7 mil metros quadrados de área construída. Contará com área de carceragem, pátios de banho de sol, área administrativa para os servidores e área para atendimento ao preso, com salas para atendimento psicossocial e de saúde.
De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), cerca de 50% da obra já está concluída. O novo presídio foi anunciado em 2015, mas os trabalhos foram paralisados no final de 2018.
O governo negociou com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e governo federal, para obter investimento de R$ 25 milhões, para a conclusão.
Ampliação do sistema prisional
As ações fazem parte de uma política de expansão do sistema prisional, que contempla ampliações de unidades já existentes e construção de novas edificações. Neste ano, foi iniciada a reforma da Penitenciária José Edson Cavalieri em Juiz de Fora e inaugurada o novo presídio feminino em Eugenópolis.
"A criação das novas vagas é importante para ressocializar os presos que estão conosco. Eles voltarão para a sociedade - e é importante que estejam recuperados", destacou via assessoria o secretário de Justiça e Segurança Pública, general Mario Araújo.
Fonte: G-1 Zona da Mata