Além disso, 17 mandados de busca e apreensão de carros, motos, eletrônicos e documentos foram cumpridos na ação nos Bairros Grogotó e Santa Efigênia.
"O nome é porque atacamos o tráfico de drogas varejista. Os envolvidos tinham um disque-drogas. Os clientes ligavam ou solicitavam, via aplicativos de mensagens, e os entregadores saíam para levar pequenas quantidades, o que não causaria grande risco ao tráfico. Se eles fossem pegos, passariam como usuários", explicou o chefe do 13° Departamento, delegado geral Carlos Capristrano ao G1.
No entanto, o trabalho de inteligência das Delegacias Regional e Antidrogras na cidade percebeu que poderia haver uma interligação nestas ocorrências. "Na investigação, foram feitos levantamentos que apontaram que havia uma origem comum, em empresas de fachada, que ofereciam o serviço e que gerava uma movimentação muito maior que a aparência", ressaltou o chefe do 13° Departamento.
![](https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1854/editor/bef1db2e933965640cd26ce63a9ff1a3.jpg)
Foram expedidos 19 mandados de prisão temporária, sendo que 11 foram cumpridos em Barbacena e outros dois no Rio de Janeiro. Eles serão encaminhados para o presídio da cidade. "Um deles vindo do Rio de Janeiro foi preso junto com a esposa. As informações que levantamos aponta que ele estava tentando implantar a prática de milícia no condomínio no Grogotó. E agora vamos aprofundar esta apuração", disse.
A Operação "Delivery" abre uma próxima etapa da apuração do caso, segundo Capristrano. "As prisões são o fim desta fase, mas apenas a ponta de um iceberg. Inicialmente todos respondem por tráfico de drogas. As investigações prosseguem para determinar mais pessoas envolvidas e outros crimes, como associação para o tráfico ou organização criminosa", afirmou.
Participaram da operação 130 policiais civis de Barbacena, São João del Rei, Conselheiro Lafaiete e outras cidades da região do 13º Departamento e da Delegacia Regional. Equipes do Canil e do helicóptero de Belo Horizonte deram apoio aos trabalhos.
Fonte: G-1 Zona da Mata