O G1 entrou em contato com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade de São João del Rei (UFSJ), Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF) para informações sobre a adesão à paralisação.
De acordo com a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), o objetivo da ação é alertar sobre os "sucessivos ataques do governo à Educação, o projeto Future-se, cortes de recursos nas Instituições Públicas de Ensino (IPE) e a intervenção do Governo na escolha dos dirigentes das IFE".
![](https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1854/editor/25871bfb741eebe5312b4d4ca4046d21.jpeg)
De acordo com o representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Rafael Donizete, haverá atividades na UFJF e IF Sudeste, que englobam os três setores envolvidos na paralisação. "Iremos passar em alguns instituições para falar sobre os assuntos que estão em questão na ação". (confira a programação abaixo)
A ação, no município, é organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino no Município de Juiz de Fora (SINTUFEJUF), Associação dos Professores do Ensino Superior (APES) e DCE.
- 9h - Mobilização pelo campus
- 14h - Aulão: "Ágora da UFJF"
- 18h - Ato Cultural
- 9h - Cine Debate
- 11h30 - Produção de Cartazes
- 18h - Ato Cultural
- 14h - Aula Pública no Parque Halfeld
- 17h - Ato Público no Parque Halfeld
O Colégio de Aplicação João XXIII e Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais também estão com as aulas suspensas.
Em nota, a UFSJ informou que após deliberação em assembleias, os servidores docentes e técnicos-administrativos em Educação decidirem aderir à paralisação.
Conforme o Coordenador Geral do Sindicato dos Servidores da UFSJ, Denilson Carvalho, haverá uma ocupação cultura com assembleia, conversas e debates. Já nesta quinta, está marcada uma reunião unificada com os professores, estudantes e servidores e uma passeata pelas ruas da cidade.
Ao G1, a UFV comunicou que a "administração superior da Universidade respeita o movimento e não interfere nas decisões das organizações representativas, uma vez que elas têm plena legitimidade e autonomia para tomarem suas decisões".
Conforme o Sindicato dos Professores de Viçosa (Aspuv), nesta quarta, às 16h, será realizado, na Praça Silviano Brandão, um ato. Já nesta quinta, a partir das 9h, estudantes, servidores e docentes, uma exposição de trabalhos, no mesmo local.
Fonte: G-1 Zona da Mata