O deputado estadual Dr. Wilson batista (PSD) aprovou um projeto de lei na Assembleia Legislativa que assegura as mulheres com elevado risco de desenvolver câncer de mama o acesso ao teste de mapeamento genético pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O projeto foi aprovado em segundo turno, apresentado anteriormente pela Comissão de Saúde. Desta forma, passou também a ser incluído o mapeamento do risco de câncer de ovário.
Durante a aprovação do projeto, dezenas de mulheres que acompanhavam a reunião aplaudiram a decisão dos deputados. O PL agora segue para a apreciação final e depois será encaminhado ao Governador do estado, Romeu Zema (NOVO) em que decidirá se sancionará ou vetará a lei. Se sancionada, a lei passará a ser vigorada na data de sua publicação.
De acordo com o deputado, o objetivo é oferecer o teste as mulheres que realizam o tratamento pelo SUS e fazer com que o teste se torne uma ferramenta poderosa para a prevenção da doença. “Mulheres que herdam a mutação genética para resolver o câncer de mama, que tem vários casos de câncer na família, poderão fazer o teste gratuito”, completou o deputado.
Fonte : Rádio Muriaé