A diretoria do Sesc-MG comunicou nesta sexta-feira (11) que a unidade de Muriaé terá suas atividades suspensas no próximo mês, dia 10 de novembro. Clube, os cursos e as atividades serão encerradas no município.
Em nota enviada aos clientes, a unidade alegou que diante do cenário atual do país em relação a queda da atividade econômica e a perspectiva de redução de verba para o chamado “Sistema S”, varias unidades de todo estado precisaram passar por uma adequação.
Ainda segundo o comunicado, foi realizado um estudo técnico e após esta análise, foi concluído a inviabilidade de manter a estrutura da unidade em Muriaé.
O Sesc foi inaugurado na cidade no dia 06 de julho de 2014 e atende os trabalhadores do comércio e indústria.
A unidade é mantida com recursos da área de comércio de bens, serviços e turismo. A instituição oferece serviços de educação, alimentação, odontologia, educação em saúde, assistência médica, biblioteca, apresentações culturais, esportes, turismo social, ações comunitárias, entre outros.
Em agosto deste ano o primeiro serviço a ser suspenso foi o de hospedagem.
No início de setembro, deputados estaduais debateram sobre o fechamento de unidades no estado, mas não chegaram a um acordo para evitar a situação.
Em diversas ocasiões, o ministro da Economia, Paulo Guedes, criticou o desempenho das instituições do “Sistema S” e defendeu cortes nos repasses públicos a essas entidades. No dia 5 de abril de 2019, o ministro acusou essas instituições de utilizarem recursos para financiar campanhas políticas.
Fonte : Rádio Muriaé