UFV lança Programa para reutilização de óleo comestível usado
14/10/2019 05:35 em REGIÃO

 

Com o objetivo de promover a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente por meio do descarte adequado do óleo comestível, a UFV lançou no último dia 07 de outubro, o programa de extensão Óleo consciente: Responsabilidade Ambiental e Social na reutilização de óleo comestível usado.

A partir do programa, o óleo de cozinha utilizado na preparação de alimentos nos restaurantes universitários I e II, em eventos do Espaço Multiuso e no Supermercado Escola será armazenado e reutilizado para a produção de sabão e biodiesel. A ação evitará o descarte inadequado e todos os prejuízos causados ao meio ambiente e na rede de tratamento de esgoto em Viçosa.

Além da contribuição dos estabelecimentos parceiros, também estão disponíveis bombonas para as comunidades acadêmica e viçosense depositarem garrafas PET com óleo, nos seguintes locais: Vigilância; Espaço Itaú (próximo à farmácia da Asben) e Supermercado Escola.

A Associação Beneficente de Auxílio a Funcionários e Estudantes da UFV (Asben) será a responsável por recolher os litros de óleo e executar sua comercialização, destinando todo o recurso para ações de assistência estudantil da UFV e contribuindo com a melhoria da qualidade de vida dos estudantes.

Para o diretor de Meio Ambiente e um dos idealizadores do programa, Ulisses Bifano, a iniciativa é uma forma de envolver não só a comunidade universitária, mas também a de Viçosa a realizar “boas práticas ambientais em um projeto que todos ganham”, já que a destinação correta do óleo contribuirá para o meio ambiente e para a assistência estudantil.

De acordo com o vice-diretor da Asben, José Antonio Rezende Pereira, a associação não tem fins lucrativos e os recursos provenientes da reciclagem dos óleos serão muito importantes para atender estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, em suas urgências, como consultas médicas, exames de diagnósticos por imagem, medicamentos, dentre outros produtos e serviços.

Segundo o coordenador geral do Programa de Extensão, Israel Rosa, a UFV sai na frente mais uma vez, demonstrando seu compromisso e sua responsabilidade socioambiental, não se limitando apenas ao ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica, mas também promovendo a disseminação do conhecimento para toda a comunidade viçosense.

O reitor da UFV, Demetrius David da Silva, lembrou da importância de serem realizadas ações como essas na Universidade, que proponham soluções para problemas. No caso do programa, as contribuições serão muitas, dentre elas a melhor qualidade da água em Viçosa, diminuição do custo de tratamento dos recursos hídricos e apoio para a assistência estudantil da Universidade. Ele agradeceu também a todos os envolvidos e, especialmente, o apoio fundamental dos parceiros, como Trigoleve, Supermercado Escola e Ecologik.

O programa é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários, Divisão de Gerenciamento de Resíduos, Pró-Reitoria de Administração e Diretoria de Comunicação Institucional. Vale lembrar que os estabelecimentos comerciais interessados em participar da iniciativa devem entrar em contato com a Asben ou PCD, pelos telefones 3612-3881, 3612-3882 ou 3612-1801. Como forma de agradecimento e pelo mérito de estar doando o óleo para o programa, serão emitidos certificados Empresa Cidadã aos parceiros.

 

Fonte e foto: UFV/ Marcelo Lopes

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!