O radiojornalismo de Juiz de Fora ganha novo capítulo, marcado por dinamismo, qualidade de som e compromisso com informação, a partir desta quarta-feira (13), quando a Rádio CBN Juiz de Fora estreia no dial 91,3 FM. Assim, a partir desta semana, toda a programação local e nacional da “Rádio que toca notícias”, que, assim como a Tribuna de Minas, integra o Grupo Solar de Comunicação, chegará aos rádios dos juiz-foranos com qualidade de som mais limpa, clara e sem interferências. A migração para a nova frequência vem acompanhada de novidades na grade de programação regional e ocorre após longas negociações que resultaram na outorga de concessão, publicada no Diário Oficial da União no dia 17 de setembro. Além dos rádios, a emissora também pode ser acompanhada por aplicativo próprio para celulares disponível para Android e IOS e pelo tribunademinas.com.br.
As diretoras geral e comercial do Grupo Solar de Comunicação, Márcia Neves e Suzana Neves avaliaram a migração como uma oportunidade de levar informação qualificada, com melhor qualidade técnica aos ouvintes, mantendo a linha editorial e a credibilidade, marcas do Grupo Solar de Comunicação. “A qualidade do produto será a mesma”, resumiu Márcia. “Vamos manter toda a proposta do grupo de informar a cidade e compartilhar o cotidiano juiz-forano com uma rádio de conteúdo que chegará aos ouvintes com uma melhor qualidade do som e maior abrangência”, acrescentou Suzana.
O editor-geral da rádio, Paulo César Magella, relembra que o processo de migração foi longo, iniciado ainda em 2013. “Desde aquele momento, estamos trabalhando nisto. Foram várias idas e vindas a Brasília para discutir a burocracia de todo este processo.” Segundo ele, a migração da AM para a FM ampliará as possibilidades da CBN Juiz de Fora de levar notícia de qualidade ao cidadão juiz-forano pelas ondas radiofônicas.
“Não adianta ter um produto de qualidade, mas com dificuldade de chegar ao ouvinte. Muitos dos carros mais novos não têm AM. É como fazer um bom jornal que não chega às bancas. Agora, nossa expectativa é de que a cidade conheça ainda mais a CBN.”
Coordenador de jornalismo da rádio, o jornalista Ricardo Ribeiro defende que a migração para a frequência modulada ampliará o potencial e o alcance da emissora. “Tenho brincado e feito alusão de que até aqui fomos criados como um peixe em cativeiro, que agora está ganhando o mar. Este é nosso sentimento. Nos preparamos por todo este tempo e criamos uma dinâmica de trabalho para dar este passo.
O gerente comercial do Grupo Solar de Comunicação, Luiz Carlos Lyra, enumera três grandes diferenciais comerciais proporcionados aos anunciantes pela migração para a frequência FM. “O primeiro está na própria veiculação padrão, ou seja, os 15, 30 segundos. A partir do momento que temos um produto que é uma rádio ímpar, que toca notícia e não há nada semelhante, já criamos um diferencial absurdo para divulgar as campanhas padrões, no break. O segundo é a preocupação em se ter uma programação regional, trazendo notícias da cidade e da região, no período da manhã, entre 9h e meio-dia. Isto é, o cliente tem a possibilidade de veicular a sua campanha patrocinando a abertura e o encerramento dos programas, o que é outro formato fantástico. O terceiro é também o anunciante ter programas de rede com nomes como Carlos Alberto Sadenberg, Mirian Leitão, Mario Sergio Cortella, Milton Jung e uma série de referências nacionais, formadores de opinião de nível nacional e, inclusive, alguns, de internacional. Imagina você agregar a sua marca, a sua campanha publicitária, a um conteúdo de uma qualidade tão diferenciada quanto essa?
Emissora traz programação diversificada
Programa CBN Juiz de Fora segue ancorado pelo radialista Marcelo Juliani (Foto: Fernando Priamo)
A nova frequência também significará uma mudança na grade local da emissora. Com programação local concentrada na parte da manhã, de segunda-feira a sábado, quando vai ao ar o programa CBN Juiz de Fora, que é ancorado pelo radialista Marcelo Juliani, a emissora chega com grade diversificada. “Tocar notícias 24 horas por dia exige muito empenho. Por isto, temos muitos colaboradores. A gente fala de política, de esporte, de moda, de gastronomia, de saúde, de educação, de comportamento, de sexualidade. Tudo isso e mais o cidadão vai encontrar na CBN Juiz de Fora”, destaca o editor-geral da CBN Juiz Fora. “A gente aborda de tudo um pouco. A grade está bem flexível. Hoje temos 35 colunistas”, destaca a produtora da emissora, a jornalista Cris Hübner. Além disso, há ainda inserções do jornalismo local durante todo o dia.
Inovação e tradição A renovação da grade, no entanto, não mexeu com velhos conhecidos dos ouvintes, como a Ronda Policial e o No Giro da Bola. “A Ronda é uma grife. É o programa mais antigo do radiojornalismo de Juiz de Fora. Desde os anos 1950, passou pela Super B3, pela Solar AM e, agora, está na CBN. Aliás, foram dois programas que fizemos questão de conservar. Além da Ronda Policial, o outro é o No Giro da Bola, que é um programa de esporte e uma grife deixada por Mário Helênio. Trata-se de um respeito histórico à memória da cidade. Mas isto não significa estar preso ao passado. Tanto que hoje o No Giro da Bola é apresentado por duas jovens jornalistas, o que é uma quebra de paradigma”, destaca Paulo César Magella.
Além da programação local, diuturnamente, os ouvintes também podem acompanhar o noticiário nacional, em programas hosteados por comentaristas e grandes nomes do jornalismo brasileiro como Carlos Alberto Sardenberg, Mílton Jung, Mario Sergio Cortella, Míriam Leitão, Mauro Halfeld, Merval Pereira, entre outros.
Emissora quer ampliar parceria com ouvintes
“A expectativa é aproximar os ouvintes dos quadros que estão sendo produzidos, tudo de maneira bem leve”, explica a produtora da CBN Juiz de Fora, Cris Hübner, que reforça o trabalho para manter o canal de comunicação sempre aberto à população. “Quando a gente abre o programa, chamamos os canais de comunicação o tempo todo. Muitos já participam e sugerem pautas, o que ajuda muito nossa produção.”
Tal característica é destacada pela principal voz da Rádio CBN Juiz de Fora, o âncora Marcelo Juliani. “O rádio não existe se não houver interação. Agora, vamos atingir a um novo público que, até então, não conseguia nos ouvir. Estou ansioso por isto acontecer e sentir este retorno”, afirma o radialista, que, oficialmente, apresentará pela primeira vez um programa diário na FM, após mais de duas décadas atuando em rádios veiculadas via AM.
“Confesso que estou há 23 anos no rádio, sempre no mesmo grupo de comunicação, e já vivenciei muitas mudanças neste período. Mas esta migração para a FM está provocando aquele frio na barriga. Claro que a gente sente um pouco disso quando está à frente do microfone. É esta emoção que nos motiva. Mas esta migração significa muito.”
O editor-geral da emissora, Paulo César Magella, destaca que a CBN Juiz de Fora pretende desempenhar o papel de grande fomentador do debate público da cidade e da região. “Queremos fazer da CBN um grande fórum de discussão de Juiz de Fora e da Zona da Mata. Vamos ser provocativos, para ser este local de discussões, com programas de debates e entrevistas. A CBN é um grande cardápio, pois tem o melhor do nacional, o melhor do estado e também o melhor da cidade e da região.”
Histórico Antes de chegar à frequência 91,3 FM, a Rádio CBN Juiz Fora substituiu a Rádio Solar AM no dial 1010 AM e estreou na cidade em janeiro de 2015. A emissora foi a pioneira na cidade na adoção de uma proposta baseada em notícias 24 horas por dia, modelo de grande sucesso nos principais centros do país.
Da esquerda para a direita, Paulo Cesar Magella, Ricardo Ribeiro e Cris Hübner, do time de jornalistas da RádioCBN Juiz de Fora (Fotos: Fernando Priamo)
A intenção de migração para a FM foi manifestada pelo Grupo Solar de Comunicação antes mesmo da estreia da CBN Juiz de Fora e teve início em novembro de 2013, quando foi assinado decreto presidencial permitindo a migração das emissoras de rádio AM para a faixa FM. Desde então, o Grupo pleiteou a migração da então Rádio Solar AM para operar na frequência modulada FM. Após conversas iniciais, o pedido de migração foi oficializado em março de 2014 e a homologação da solicitação ocorreu no último mês de setembro.
A Rádio CBN Juiz de Fora opera na sede do Grupo Solar de Comunicação no Bairro Estrela Sul, que também abriga as redações da Tribuna de Minas e da Rádio Mix FM _ no dial 88,9 FM _ e conta com estúdio panorâmico montado no hall de entrada do prédio, que permite uma visão privilegiada da cidade.
Como ouvir
Você pode ligar o rádio de sua casa, de seu carro ou de seu smartphone no dial 91,3 FM. Também pode baixar aplicativo próprio para celulares e tablets no Google Play (para Android) e na Apple Store (para iOS). E também ouvir pelo site tribunademinas.com.br.
Canais de comunicação com o ouvinte
Convidado de honra, o ouvinte pode participar ativamente da programação da emissora por diversos canais de comunicação aberto pela CBN Juiz de Fora seja pelo Facebook; por e-mail (jornalismo@cbnjf.com.br); pelo Instagram; por contato telefônico (3313-0015); e pelo WhatsApp (8407-1594).
Programação local
“CBN Juiz de Fora”, ancorado pelo radialista Marcelo Juliani, de segunda a sexta, das 9h às 12h; e, aos sábados, de 10h às 12h.
Quadros
Segunda-feira 9h35: Mercado de Trabalho, com Leila Abraão 9h40: Negócios e carreira, com Marcello Pepe (quinzenal) 09h50: Em dia com a lei, com Simone Porcaro 10h05: Papo Cabeça, com Bruno Cruz e Leandro Cruz 10h15: Cuide se Bem, com Alcione Marocolo 10h35: Pergunte ao Doutor, com colunistas Variados 10h50: Jornalismo local, com a equipe CBN 11h05: Toque de Bola, com Ivan Elias 11h20: Ronda Policial, com Paulo César Magella 11h35: No Giro da Bola, com Carol Toledo e Isabele Barbosa
Terça-feira 9h35 :Planeta Jovem, com Clara Duarte 9h40: Conjuntura e Mercados, com Fernanda Finotti (quinzenal) 10h05: Mundo Animal, com Leonardo Lacerda e Lucas Bonoto 10h10: Boa Ideia, com colunistas diversos 10h20: Direito do Consumidor, com Eduardo Shoreder e Gisele Helt 10h50: Debate CBN, com convidados diversos 11h20: Ronda Policial, com Paulo César Magella 11h35: No Giro da Bola, com Carol Toledo e Isabele Barbosa
Quarta-feira 9h35: Educação Financeira, com Rodrigo Pinto e Antônio Flávio Lucca do Nascimento 9h50: Saúde em Dia, com Alice Amaral 10h05: Meu Imóvel 10h15: CBN Autos, com Dudu Mazzei 10h35: Pergunte ao Doutor, com colunistas diversos 10h50: Morar Bem, com PC Lourenço 11h05: Razões e Emoções, com Rosângela Rossi 11h20: Ronda Policial, com Paulo César Magella 11h35: No Giro da Bola, com Carol Toledo e Isabele Barbosa
Quinta-feira 9h15: Ronda Policial, com Paulo César Magella 9h35: 1ª Sessão, com Júlio Black 9h40: Vida Sustentável, com colunistas diversos (quinzenal) 9h40: Papo de Buteco, com Airton Soares (quinzenal) 9h50: Melhor Idade, com José Anísio da Silva (Pitico) 10h05: Trânsito Legal, com José Luiz Britto Bastos 10h15: CBN Intimamente, com Elisângela Pereira 10h35: CBN Turismo, com Daniele Feyo (quinzenal) 10h35: Papo de Buteco, com Airton Soares (quinzenal) 10h50: Gestão e Desenvolvimento, com colunistas diversos 11h05: Pequeno Expediente, com Paulo César Magella e Renato Salles 11h35: No Giro da Bola, com Carol Toledo e Isabele Barbosa
Sexta-feira 9h35: Agenda Cultural, com a equipe CBN 9h40: Cerveja fora do óbvio, com Mari Bierlover e Anne Dias 9h50: Em dia com a lei, com Simone Porcaro 10h05: Morar Bem Interiores, com Aletheia Westermann 10h15: Espaço Gourmet, com Claudia Figueiredo 10h35: Moda e Estilo, com Patrícia Alvim 10h50: CBN No Circuito, com César Romero 11h05: Toque de Bola, com Ivan Elias 11h20: Ronda Policial, com Paulo César Magella 11h35: No Giro da Bola, com Carol Toledo e Isabele Barbosa
Sábado 10:15: CBN No Circuito, com César Romero 10:20: Sala de Leitura, com Marisa Loures 10:25: Agenda Cultural, com a equipe CBN 10:35: Espaço para o Artista, com convidados diversos 11:05: Super Bate Bola,com Marcelo Juliani e convidados
Destaques da programação nacional
Jornal da CBN De segunda a sexta das 6h às 10h; e aos sábados e domingos das 6h às 9h Informação, opiniões e debate com entrevistas, reportagens e a análise de um time diferenciado de comentaristas com a apresentação de Milton Jung e Cássia Godoy
CBN Brasil De segunda a sexta das 12h às 14h Informações do Brasil e do mundo com ênfase no ambiente econômico e análise dos acontecimentos mais recentes em atração comandada por Carlos Alberto Sardenberg
Estúdio CBN De segunda a sexta das 14h às 17h Tatiana Vasconcellos e Fernando Andrade ancoram o Estúdio CBN, um programa jornalístico de entrevistas e debates, que mescla informação e informalidade. Repórteres trazem ao vivo, as principais notícias do Brasil e do mundo que serão analisadas por nossos comentaristas e convidados no estúdio
Jornal da CBN – 2ª edição De segunda a quinta das 17h às 20h; e sexta das 17h às 18h30 Informação, opiniões e debate com entrevistas, reportagens e a análise de um time diferenciado de comentaristas. Apresentação de Roberto Nonato
Quatro em Campo De segunda a sexta das 20h às 21h Um debate descontraído sobre as notícias mais importantes do esporte no Brasil e no mundo, com Carlos Eduardo Eboli, Paulo Massini, Francisco Aiello e André Sanches
CBN Noite Total Segunda das 21h às 23h30; de terça a sexta das 21H às 24h; e aos sábados das 21h às 23h Além de apresentar os fatos que foram notícia ao longo do dia, o CBN Noite Total aborda assuntos que vão da literatura aos esportes. O programa traz ainda convidados para entrevistas ao vivo sobre temas de cultura e comportamento, com Tania Morales
CBN Madrugada Todos os dias, de 0h às 5h Paulo Galvão apresenta as principais notícias do dia, com reportagens aprofundadas e a análise de entrevistados renomados.
CBN Primeiras Notícias Todos os dias, de 5h às 6h Tudo o que você precisa saber para começar o dia bem informado, com Frederico Goulart
Conheça alguns comentaristas e colunistas da CBN
Alexandre Schwartsman – Call de abertura André Trigueiro – Rio mais Limpo Andréia Sadi – Sexta Básica Carlos Alberto Sardenberg – Linha Aberta Dan Stulbach, José Godoy e Luiz Gustavo Medina – Hora de Expediente Edson Mauro – Momento do Esporte RJ Gabriel Dudziak e Roberto Nonato – Lado B da bola Gerson Camarotti – Conexão Brasília Guga Chacra – Rodada das Seis – Internacional João Borges – Prova dos 9 da CBN João Marcello Bôscoli – Sala de Música Jorge Lucki – Momento do Brinde Juca Kfouri – Momento do Esporte Kennedy Alencar – A Política Como Ela É Marcelo Lins – CBN Internacional Marcelo Tas – Para onde vamos? Marcio Atalla – Bem-Estar & Movimento Maria Cristina Fernandes – Tudo é Política Mário Marra – Momento do Esporte SP Mario Sergio Cortella – Academia CBN Mauro Halfeld – CBN Dinheiro Max Gehringer – Mundo Corporativo Merval Pereira – Momento da Política Mílton Jung – Mundo Corporativo Míriam Leitão – Dia a Dia da Economia Monica de Bolle – Economia de quarta Natuza Nery – Que Semana é essa? Pasquale Cipro Neto – A Nossa Língua de Todo Dia Paulo Vinícius Coelho – Prancheta do PVC Pedro Doria – Vida Digital CBN