O Presidente da Câmara Municipal de Leopoldina, Vereador Waldair Barbosa Costa, assina convite para a cerimônia de encerramento do Parlamento Jovem 2019, no dia 05 de dezembro, às 19:00 horas, no Salão Nobre Serginho do Rock.
Em 2019 o Parlamento Jovem de Minas fez 16 anos. Esse programa de formação política voltado aos estudantes do ensino médio dos municípios mineiros cria a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual.
A cada ano, os jovens escolhem um tema de relevância social e vivenciam atividades de estudo, debates e deliberação que contribuem para sua formação política. Em 2019 o tema escolhido foi ‘Discriminação Étnico-Racial’.
O Parlamento Jovem de Minas é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), realizada em parceria com diversas câmaras municipais mineiras, entre as quais a Câmara Municipal de Leopoldina.
Em 2020 evento terá como tema ‘Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável’
Os subtemas do Parlamento Jovem 2020 que vão orientar os estudos e debates são:
- Mudanças climáticas e proteção da biodiversidade
- Práticas sustentáveis e desenvolvimento econômico
- Recursos hídricos e saneamento básico
Os objetivos do Parlamento Jovem Minas
- Estimular a formação política e cidadã de estudantes do ensino médio, por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos Poderes, especialmente do Legislativo, e a importância da participação popular no Parlamento.
- Incentivar o envolvimento das câmaras municipais em atividades de educação para a cidadania e fortalecer o Legislativo municipal.
- Propiciar espaço para vivência em situações de estudos e pesquisas, debates, negociações e escolhas, respeitando-se as diferentes opiniões.
- Levar os jovens a se interessarem pela agenda sociopolítica de seu município e pelo exercício da participação democrática na discussão e decisão de questões relevantes para a comunidade.
- (Com informações da Câmara Municipal de Leopoldina e Assembléia Legislativa de Minas Gerais)/ Jornal Leopoldinense