Comunidade escolar celebra a conquista do Prêmio Nacional de Educação Fiscal
03/12/2019 12:24 em LEOPOLDINA

 

Alunos, professores e equipe gestora da Escola Estadual Luiz Salgado Lima celebraram, no dia 02 de dezembro, a conquista do 1º lugar no Prêmio Nacional de Educação Fiscal, cuja Final foi realizada em São Paulo no dia 28 de novembro. A comemoração teve direito a salgadinho, refrigerante, faixas e fotos com as pessoas que participaram do projeto.

O trabalho vencedor foi coordenado pelo professor Rodolfo Alves Pereira e tratou sobre a “História dos tributos e a importância dos impostos para o desenvolvimento social na contemporaneidade”. Entre as inúmeras atividades, foi realizada visita à Câmara dos Vereadores, aulas teóricas e na sala de informática, pesquisa, debates e levantamento de propostas para combater a sonegação fiscal e aperfeiçoar o uso de verbas públicas.

 
Dinâmica de ensino

Uma das motivações do projeto foi incentivar o protagonismo estudantil, tornando os estudantes parte dinâmica do processo de aprendizagem. Os alunos foram incentivados a se posicionar, oralmente ou por escrito, relatando e descrevendo situações-problemas de seu cotidiano e encaminhamentos com soluçõesviáveis. Os resultados foram muito positivos, atesta o professor Rodolfo, e os alunos demonstraram amadurecimento durante todo o percurso, concluiu o educador. Educação Fiscal, definitivamente, é um passo essencial para a construção da cidadania, arrematou.


 
O que os alunos têm a dizer sobre o Projeto de Educação Fiscal?


“O projeto foi bem trabalhado, contou com a participação de toda a sala e tratou sobre um assunto em alta hoje em dia, que é o problema da sonegação de impostos”.

Gustavo Carvalho, 8º ano do Ensino Fundamental.

 
 



“Gostei de fazer a avaliação on-line e de aprender mais sobre a história e a importância dos impostos”.

Izadora Pessoa e Souza, 8º ano do Ensino Fundamental.
 

 

“Aprendemos que é muito importante exigir o cupom fiscal quando ocorre uma compra. É por meio dele que os impostos das empresas são recolhidos e o governo consegue nos oferecer serviços, como educação, saúde e segurança”.

Lívia Braga, 8º ano do Ensino Fundamental.

 




“O Prêmio valorizou bastante a nossa escola, ficamos conhecidos em todo o Brasil e representamos bem o nosso estado e a Região Sudeste”.

Luan Monteiro Morais Rodrigues, Lucas Júnior Batista Duarte e Marcelo Lucas Orsay Campos, alunos do 8º ano do Ensino Fundamental.

 
 

“Aprendi que o cupom fiscal é uma garantia para o consumidor. Pagamos muitos impostos e devemos dar valor para o patrimônio público”.

Loran Lourenço Silva Ferreira, 8º ano do Ensino Fundamental.
 






“Vimos o quanto a sonegação fiscal é comum e traz prejuízos para a sociedade. As praças, a iluminação das ruas e as obras públicas dependem dos impostos, que precisam ser pagos corretamente”.

Raíssa Moreira e João Pedro Diana Siqueira, alunos do 8º ano do Ensino Fundamental.

 
 
“Fiquei muito feliz com o prêmio e a nossa conquista, espero que o dinheiro seja usado para comprar equipamentos para nossas aulas”.

Mirla Sisnando, aluna do 8º ano do Ensino Fundamental.
 




Com o sucesso do Projeto de Educação Fiscal a ideia dos educadores responsáveis é torná-lo parte da Proposta Política e Pedagógica da escola e ampliar as atividades e o público-alvo já no próximo ano letivo. 
 
 
 
 
Fonte: Jornal Leopoldinense
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!