Com a chegada das festas de final de ano, férias e feriados, o estoque de sangue do Hemocentro situado no Polo de Saúde Agostinho Pestana, único banco de sangue público, diminui. Neste momento, cresce a necessidade da coleta de sangue para atender os pacientes com cirurgias agendadas, com doenças hematológicas e em casos de emergência, provocados, principalmente, pelo aumento dos índices de acidentes.
A Coordenadora do Serviço de Hemoterapia do Hemocentro, Natália França Bedim, explica que nestas ocasiões, as pessoas adiam as doações devido às festas e viagens. “Muitos deixam de doar nesta época e se programam para iniciar o ato no ano seguinte, mas é o momento em que o estoque fica crítico”, ressalta.
Natália destaca ainda que, diariamente, muitos doadores deveriam passar pela unidade, mas o quantitativo de doações não chega à estimativa desejada. Em períodos de fim de ano, o número de doadores reduz e cresce o trabalho de captação de doadores para manter o estoque regular.
“Nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro há uma baixa nas coletas, e é justamente nestes períodos que temos maior demanda hospitalar”.
Segundo a coordenadora, o Hemocentro fará coleta até o próximo dia 19 de dezembro. E só voltará a funcionar no dia 09 de janeiro de 2020.
Fonte: Jornal Zona da Mata