Homem passa nota falsa de R$100 em padaria de Cataguases
12/09/2016 06:37 em REGIÃO

 

O caixa de uma padaria situada no centro de Cataguases recebeu na noite deste sábado, 10 de setembro, uma cédula falsa de R$100. A pessoa que cometeu este crime conseguiu fugir, e as polícias militar e civil estão à sua procura. 
 
Segundo a PM informou não há outro registro deste tipo na cidade neste fim de semana, o que pode caracterizar um ato isolado, mas mesmo assim, alerta comerciantes e a população em geral para que fiquem atentos e sigam sempre os procedimentos de identificação de dinheiro falso.
 
Segundo informa o Banco Central do Brasil para saber se o dinheiro é irregular, é preciso seguir estas medidas:
1 – Observar a marca d'água segurando a cédula contra a luz e olhar pela frente da nota e observar na área clara as figuras que representam os animais.
 
2 – Ao sentir o alto-relevo, você percebe a diferença de tato em algumas áreas da nota, como no numeral do canto inferior esquerdo e nas extremidades laterais da nota.
 
3 – Sempre que possível, comparar a cédula suspeita com outra que se tenha certeza ser verdadeira.
 
O órgão alerta que ninguém deve aceitar esse tipo de moeda, pois é oriundo de ações criminosas e, por isso, é preciso estar atento aos sinais de segurança. 
 
Veja o que fazer se receber dinheiro falso
Quem receber cédulas falsas em caixas eletrônicos, por exemplo, deve entregá-las em qualquer agência do qual a pessoa seja correntista e o banco é obrigado a trocar o dinheiro. Isso também vale para os aposentados que não têm conta em banco e sacaram as cédulas suspeitas.
 
Como as agências têm o registro da movimentação nos caixas, não é necessário apresentar extratos para fazer a substituição. Além disso, também não é exigido o registro de boletins de ocorrência. Basta procurar o banco de imediato. 
 
Se o cidadão receber dinheiro falso em outras operações, como em compras e vendas no comércio, a recomendação é entregar as cédulas em qualquer banco. Ele não será reembolsado. 
 
Aplicativo
O Banco Central lançou o aplicativo Dinheiro Brasileiro que facilita o reconhecimento das cédulas do Real pela população brasileira e pelos turistas estrangeiros. O sistema está disponível em português, inglês e espanhol, gratuitamente para os sistemas IOS e Android.
 
Ao posicionar o smartphone ou o tablet sobre a cédula, o aplicativo Dinheiro Brasileiro identifica a nota por comparação de imagem. Em seguida, mostra os elementos de segurança que devem ser observados.
 

Fonte: Marcelo Lopes

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!