Minicursos de gastronomia são realizados em Leopoldina
09/12/2019 05:04 em LEOPOLDINA

Após a capacitação, uma senhora de Leopoldina decidiu estudar mais e empreender no segmento de trufas para festas – essa é uma de várias histórias que demonstram as inspirações de pessoas que participam das palestras, mionicursos e wokshops do SENAC Minas, que esteve em Leopoldina com a sua unidade móvel denominada ‘Carreta Escola Gastronomia’, que ficou estacionada em frente a sede da ACIL - Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Leopoldina, no centro da cidade, entre os dias 2 e 7 de dezembro de 2019.

Foram ofertados aos profissionais do segmento de alimentação como bares, restaurantes, lanchonetes, açougues e padarias a qualificação e aperfeiçoamento técnico, contribuindo com a melhoria da oferta de produtos e prestação de serviços no município, visando atender à demanda local de turismo, lazer e eventos.

A pedido da Prefeitura a Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade Projeto de Lei que autorizou o repasse de recursos financeiros no valor de R$7.200,00 à Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Leopoldina – ACIL para a realização de cursos de gastronomia do SENAC de forma gratuita.

Estiveram presentes em Leopoldina instrutores do SENAC Minas entre eles, José Geraldo Nogueira, que é mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense. Ele ministrou uma palestra sobre ‘Desenvolvimento de Lideranças’ no dia 3 de dezembro;

Já Luiz Antônio de Souza Dimas atua na formação de garçons, maitre e serviços de cozinha há 20 anos e contribuiu com um workshop sobre ‘Excelência no Atendimento em Serviços de Bares e Restaurantes’;

A orientadora de curso do Senac Scheila de Freitas Silva Rosso atua na área de gestão, contabilidade e administração. Na ocasião ela ministrou uma palestra com o tema ‘Administração de Compras e Estoques: eliminando desperdícios, otimizando resultados’;

As aulas práticas de gastronomia foram o ponto alto do evento, sendo ministradas pelo chef Laudinei Tadeu do Carmo, instrutor de formação do Senac Minas. Foram vários workshops aplicados ao longo da semana, com a participação de 150 pessoas.

Ele trabalha há 32 anos no segmento, sendo 28 como professor do Hotel Senac Grogotó, considerado o primeiro empreendimento escola da América Latina, localizado no município mineiro de Barbacena.

Ajudou a formar muitas pessoas, contribuindo com o sonho de ‘trilharem o caminho’ da gastronomia, seja trabalhando em casa, em restaurantes ou sendo dono do próprio negócio. Alguns de seus ex-alunos trabalham em diversos países como Portugal, Espanha e França.

Foi professor de cozinheiros que participaram de programas de televisão como o Master Chef, entre outros.  Também deu aulas para o mineiro Felipe Oliveira, dono de restaurante em Tiradentes, que busca a releitura dos pratos tradicionais de seu estado. É um dos participantes do programa ‘Mestre do Sabor’, da Rede Globo.

Prático, simples e didático o chef Laudinei foi muito elogiado pelos alunos que aprenderam técnicas de manipulação de alimentos, corte e preparo de carnes, confecção de pão, bolo, rosca, bombons, trufas, salgados, docinhos para festas e diversas outras oficinas especializadas.

“Aprendemos muito em poucas horas. É um ótimo professor, simples, fala a língua da gente e nos deixa muito à vontade. Agradeço pela oportunidade e se tiver mais cursos vou participar. Saber nunca é demais.”, elogiou a costureira Rosana Maria Silviano, de 58 anos. Atualmente ela faz comida para festas de casamentos, aniversários de 15 anos e batismos.

Maria Aparecida Malaquias tem 63 anos e já trabalhou como cozinheira no Rio de Janeiro, São Paulo e até mesmo em Portugal. Recentemente retornou para Leopoldina e pretende reabrir sua empresa especializada em comidas na linha fitness e produção de doces e salgados.

Ela elogiou a iniciativa e disse que sempre buscou capacitação. “Aqui em Leopoldina deveria ter um lugar onde possamos estudar culinária. Existem tantos galpões que poderia abrigar a sede de uma escola especializada. Queremos sempre aprender mais, nunca sabemos tudo. Esse curso de hoje foi excelente, o professor é muito bom para ensinar e aprendemos rápido”comentou.

O presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços de Leopoldina (ACIL) Jairo Seoldo comentou que desde o início de sua gestão tinha iniciado conversas com o representantes do SENAC Minas. Sua diretoria conseguiu viabilizar juntamente a Prefeitura Municipal de Leopoldina e apoio da Câmara de Vereadores, os cursos e palestras voltados aos trabalhadores de bares, restaurantes, supermercados, açougues, empreendedores individuais e pessoas interessadas em aprender mais sobre técnicas de gastronomia e outros temas.

Chef Laudinei e Jairo Seoldo.

Jairo explicou que a ACIL sediou neste ano a Oficina do Futuro, do SEBRAE, culminando no estudo e realização do 1º Forum de Turismo de Leopoldina, que discutiu assuntos sobre o atendimento e melhoria da qualidade na oferta de produtos e serviços para os turistas, a exemplo da gastronomia, que é um dos pontos fortes do turismo brasileiro, principalmente em Minas Gerais, justificando a realização de eventos do gênero. Disse ainda que foi feita uma pesquisa para saber quais cursos deveriam ser realizados, atendendo os anseios dos interessados.

Seoldo comentou  ainda que o chef Laudinei está sendo cotado para ajudar na preparação dos pratos típicos da culinária italiana na Festa do Imigrante Italiano de Leopoldina, que será realizada em maio de 2020. 




 
 
 
 
Fonte: Jornal Leopoldinense
 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!