Secretário de Obras esclarece lentidão no desmonte de rocha na Rua Omar Resende Peres
11/12/2019 13:19 em LEOPOLDINA

 

José Márcio Gonçalves Lima, Secretário Municipal de Obras, esteve participando da sessão ordinária da Câmara Municipal de Leopoldina, ocorrida nesta segunda-feira 09 de dezembro de 2019, em conformidade com o requerimento de autoria do vereador Pastor Darci José Portella, com o objetivo de explanar sobre a execução da demolição de uma rocha, localizada na Rua Omar Resende Peres. Os vereadores questionaram o engenheiro sobre a lentidão na execução dos serviços e a dilatação do prazo para conclusão da obra.

Inicialmente, José Márcio comentou que a rachadura naquela pedra era muito antiga e que a Prefeitura foi obrigada a tomar providências em virtude de uma denúncia encaminhada ao Ministério Público que gerou a instauração de um inquérito. Segundo o secretário, o Ministério Público estipulou um prazo para que o município apresentasse um laudo técnico assegurando que a rocha não representava risco à integridade física do cidadão ou que providenciasse o desmonte e a fragmentação da pedra.

O Secretário explicou que, sem conseguir um laudo técnico sobre a segurança da pedra, o município realizou três licitações que foram desertas e somente no quarto certame foi contratada a empresa Presanger Locação de Equipamentos Ltda que apresentou um cronograma de 60 dias para conclusão da obra.

José Marcio comentou que a empresa solicitou dois termos aditivos de prazo, relacionando o atraso na execução das obras à existência de problemas mecânicos com equipamentos destinados à perfuração do maciço rochoso. Ele informou que, no segundo termo aditivo, a empresa alegou que, em virtude da necessidade de procedimentos de segurança da população, optou por técnicas mais lentas de execução dos serviços durante a remoção do maciço, com parcelas menores de rocha e, dessa forma, tem-se levado mais tempo do que o esperado.

O engenheiro afirmou que os serviços estavam paralisados, mas que foram reiniciados na data de hoje (09/12). Segundo ele, a fragmentação de três rochas está praticamente concluída, faltando apenas a remoção dos fragmentos. O secretário explicou que, em virtude do tempo chuvoso, o veículo utilizado pela empresa não consegue atingir o local onde estão os fragmentos da rocha, sendo necessário aguardar que o tempo melhore.

José Márcio reconheceu os transtornos causados à população em virtude da interdição da rua, mas explicou que tal medida é para garantir a segurança dos transeuntes. Ele se colocou à disposição para acompanhar os vereadores numa visita ao local.

Os parlamentares destacaram a preocupação da população com os riscos a que está sujeita ao utilizar a BR 116, além de acidentes e assaltos que já ocorreram na rua Omar Resende Peres que está interditada. Eles sugeriram que a Prefeitura ou a Secretaria de Obras faça uma nota oficial direcionada aos moradores do bairro a fim de tranquilizá-los sobre a execução da obra, pois muitos estão preocupados com a possibilidade de os serviços serem concluídos somente no início do próximo ano, em virtude do período de Natal e passagem de ano.

José Márcio explicou que a rua precisa permanecer interditada para eliminar qualquer risco para a população. Ele acredita que os serviços serão acelerados, mas afirmou que não há como fazer uma previsão de término. O secretário esclareceu que o terreno onde está a rocha é de propriedade particular e acrescentou que, até o momento, não foi ventilada qualquer possibilidade de fazer aditivo de preço.

Ao final, o Secretário de Obras agradeceu a oportunidade de participar de uma reunião do Legislativo, reconhecendo que a função do vereador é zelar pelo bem comum da população. Ele afirmou que não é interesse do município dificultar a vida de ninguém e aproveitou para solicitar a compreensão de todos, reafirmando o compromisso de um maior empenho no sentido de resolver essa situação no menor prazo possível.

 



Fonte> Portal da Câmara Municipal de Leopoldina/ Jornal Leopoldinense

Matérias relacionadas:


Pedra com rachadura é alvo de indicação na Câmara Municipal

Pedra com rachadura permanece sem solução, reclama Pastor Darci

Caso de pedra com rachadura vira Ação Civil Pública contra o Município de Leopoldina

Pedra com rachadura entre o São Cristóvão e Três Cruzes será desmontada por empresa especializada

Vereador Pastor Darci Portella comemora solução no caso de pedra com rachadura

Leitor reclama de lentidão no desmonte de pedra na ligação dos bairros São Cristóvão e Três Cruzes

Após reclamação de leitor desmonte de pedra na ligação dos bairros São Cristóvão e Três Cruzes avança

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!