Emater comemora 71 anos de trabalho e 400 mil agricultores atendidos.
13/12/2019 04:59 em REGIÃO

 

A Emater-MG comemorou na quarta-feira, dia 11 de dezembro, 71 anos de fundação. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais é a maior do setor no Brasil. Fundada em 1948, está presente atualmente em cerca de 790 municípios mineiros, e seu trabalho é referência nacional. Vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, é responsável pelo atendimento a aproximadamente 400 mil agricultores mineiros.

Na mesma data foi celebrado também o Dia Nacional do Extensionista Rural e ambas as comemorações aconteceram no auditório da Faculdade Sudamérica, que reuniu funcionários da Emater nos diversos escritórios dos municipais da região, membros de cooperativas, associações, conselhos e sindicatos rurais, além de prefeitos, vereadores e representantes dos cerca de 40 municípios que compõem a Diretoria Regional, localizada em Cataguases.

A solenidade foi aberta com a composição da mesa que teve a presença do gerente Regional Celso Luiz de Oliveira, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Cataguases, José Emilton Silva, que representou o prefeito Willian Lobo, o presidente da Ampar (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paraibuna) e prefeito de Guarani, Paulo César Santos Neves, a funcionária da Emater Leila Nogueira de Oliveira, a produtora Luzia Maria Simões, de Silverânia, o superintendente regional do Banco do Brasil em Juiz de Fora, Marcos Machado, e a representante do IF Sudeste – Unidade Rio Pomba, professora Elizete Reis de Oliveira.

Na oportunidade foram exibidos vídeos institucionais sobre o trabalho técnico exercido pela empresa no desenvolvimento das atividades do campo no estado e prestadas várias homenagens a pessoas que se destacaram no setor em 2019. Entre os muitos agraciados, todos os prefeitos e representes de municípios que fazem parte da regional foram homenageados. O diretor Regional, Celso Luiz de Oliveira, agradeceu os convênios com as prefeituras porque são eles que permitem que a EMATER continue a prestar seu apoio ao meio rural, desenvolvendo a vida no campo, os meios de produção e ad própria empresa, cuja essência está intrinsecamente ligada ao êxito do setor.

“A Emater está presente em todo o estado e esta capilaridade faz com que sejamos referência e tenhamos inúmeras atuações nas mais diversas áreas e segmentos que compõem a vida no campo, seja na agricultura, pecuária, piscicultura, produção de artigos, como queijos, entre tantas outras atividades em que estamos presente, auxiliando, conferindo qualidade e dividindo experiências”, disse o gerente. Referindo-se à sólida parceria construída pela empresa com setores público e privado. Em sua fala, o Secretário José Emilton agradeceu a presença de todos e destacou a importância da Emater para os municípios, lembrando com muito orgulho que ele mesmo é um servidor da empresa. No final foram homenageados também funcionários da Emater por tempo de serviço e, numa área anexa, aconteceu uma exposição de trabalhos artesanais produzidos pela Associações de Mulheres Rurais de vários municípios.

 

Fonte: Marcelo Lopes

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!