Quase 2 mil contribuintes estão na malha fina em Juiz de Fora
REGIÃO
Publicado em 31/12/2019

 

Cerca de 1.900 contribuintes tiveram suas declarações do Imposto de Renda Pessoa Física de 2019 retidas na chamada “malha fina” devido a inconsistências nas informações prestadas, conforme divulgado pela Delegacia da Receita Federal do Brasil em Juiz de Fora. Em todo o país, foram 700.221 pessoas que estão nessa situação. Na cidade, os principais motivos para cair nas “garras do Leão” são despesas médicas; omissão de rendimentos; imposto retido na fonte; despesas dedutíveis e previdência privada. Quando entram na malha fina, as declarações dos contribuintes ficam retidas para verificação de pendências e eventual correção dos erros. As restituições são pagas somente após a questão ter sido resolvida.

Para retificar a situação com o Fisco, o contribuinte deverá consultar o extrato do processamento da declaração no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) da Receita Federal  e verificar a inconsistência. Para isso, basta informar o código de acesso. O extrato será gerado após o preenchimento dos números dos recibos das duas últimas declarações entregues. A declaração retida apresenta a mensagem de “pendência”. São fornecidas orientações de como proceder em caso de erro no documento apresentado.

Ainda segundo a Receita, depois de constatar o problema, o contribuinte deve fazer a declaração retificadora, por meio do mesmo programa usado para enviar o documento original. O programa pode ser baixado na página da Receita na internet. “Só é possível retificar a declaração apresentada antes de ser intimado ou notificado”, informou a assessoria do órgão. Para auxiliar os contribuintes, a Receita disponibilizou, em seu canal no YouTube, vídeo com explicações sobre como proceder.

Sétimo lote

Desde o dia 16, estão abertas as consultas ao sétimo – e último lote – do Imposto de Renda Pessoa Física de 2019. As consultas podem ser feitas pelo site da Receita Federal ou por meio de aplicativo disponível para tablets e smartphones. Aqueles que não aparecerem em um dos sete lotes regulares do IR está automaticamente nas garras do Leão.

 

Fonte: Tribuna de Minas

Comentários
Comentário enviado com sucesso!