Carreta da Visão. CISUM realiza esta semana mutirão de catarata em Leopoldina
20/09/2016 06:48 em LEOPOLDINA

 

Está em Leopoldina desde a manhã do último sábado, 17 de setembro, a unidade móvel Carreta da Visão, credenciada junto ao CISUM – Consórcio Intermunicipal de Saúde União da Mata, sediado em Leopoldina. O veículo foi estacionado entre a Praça Félix Martins e o Centro Cultural Mauro de Almeida, no centro da cidade, onde permanecerá até a próxima sexta-feira, 23, para a realização de até 180 procedimentos cirúrgicos no período, atendendo uma demanda reprimida dos 11 municípios integrantes do consórcio.
 
imageSegundo informou o Secretário Executivo do CISUM, Eliermes Teixeira de Almeida, (foto ao lado) ao site O VIGILANTE ONLINE, o Consórcio conseguiu o credenciamento para cirurgias de catarata após conhecer este projeto durante um congresso em Nova Friburgo/RJ. "Eles se interessaram em nos credenciar, já fizeram esse trabalho em alguns Consórcios em Minas. Mês passado - acrescentou Eliermes - fizeram no Consórcio de Bicas, abrangendo Mar de Espanha, Chácara, Maripá, São João Nepomuceno, toda aquela região", explicou. 

A partir deste credenciamento, informou o Secretário do CISUM, foi pré agendada esta semana para realizar as cirurgias de catarata atendendo assim a demanda reprimida registrada nos municípios participantes do consórcio, revelou Eliermes. "Vamos atender obedecendo o seguinte critério: O atendimento será feito com base naquela demanda que já está nas Secretarias de Saúde, que já têm os seus pacientes cadastrados", afirmou o Secretário Executivo do CISUM.
 
Nesta segunda-feira, os pacientes vão passar por consultas pré-operatórias e  exame de ecobiometria para a escolha e medição da lente que será usada pelo paciente, além de uma avaliação clínica. Todo o trabalho conta com a participação de uma equipe multidisciplinar formada por psicóloga e assistente social, explica Eliermes. De acordo com o cronograma de trabalho previsto as cirurgias serão realizadas na terça e quarta-feiras. No dia seguinte os pacientes passam por uma consulta pós-cirúrgica, para avaliar o resultado da cirurgia e trinta dias depois a equipe retorna para fazer nova consulta de avaliação, conta o Secretário do CISUM.
 
Eliermes informa que o diferencial nesse atendimento é "justamente este suporte da consulta pré-operatória com a mesma equipe que vai realizar o procedimento. É diferente de outros mutirões que a gente sabe que existem, nos quais os municípios conseguem essa consulta pré-operatória com médicos e exames e depois uma outra equipe de profissionais e que vem fazer. Aqui não, a mesma equipe que vai realizar a consulta pré-operatória e os exames faz a cirurgia. E a mesma equipe que no dia seguinte fará a revisão, em 30 dias retorna ao município para fazer novamente", fez questão de esclarecer o Secretário do CISUM. (Fotos: O Vigilante Online)

image

Fonte: O Vigilante Online

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!