A Polícia Militar registrou duas ocorrências de notas falsas em Leopoldina nesta segunda-feira (19). Por volta das 10h00, uma comerciante da região central da cidade relatou que um homem esteve em seu estabelecimento e efetuou pagamento com uma nota de R$ 100 reais que posteriormente foi verificada ser falsa. O suspeito estaria trajando bermuda e camiseta escura. Por volta de 12h00 um comerciante do Bairro Bela Vista também relatou ter recebido uma nota de R$ 100 falsa mas não soube especificar quem poderia ser o suspeito. A Policia Militar iniciou rastreamentos no intuito de localizar o autor ou os autores e as duas notas foram apreendidas e entregues na Delegacia de Policia Civil de Leopoldina que investigará o caso.
A Polícia Militar alerta que o crime de moeda falsa está previsto no artigo 289 do Código Penal. Quem falsifica, fabrica, adquire, vende, troca, guarda ou tenta colocar uma cédula falsa em circulação está passivo de prisão com penas que variam de 3 a 12 anos de reclusão. Por isso, é importante não repassar a nota. Segundo a PM, algumas medidas devem ser tomadas para não se tornar vítima de fraude.
Em primeiro lugar, deve-se ter bastante atenção quando estiver fazendo compras e receber notas de troco. É no comércio que ocorre boa parte das tentativas de colocação de moeda falsa. No caso das cédulas (ou seja, das notas), a situação é mais fácil. Além da tradicional marca d’água (aquela “imagem” que aparece quando você coloca a nota contra a luz), e da inscrição em alto relevo, as cédulas na nova família do real apresentam diversos outros itens de segurança, como o tamanho diferenciado. Uma boa dica é acessar o site do Banco Central, o qual contém orientações com fotos.
Fonte: O Vigilante