Bauminas repudia boatos e afirma que barragem em Miraí funciona “normalmente”
27/01/2020 05:34 em REGIÃO

 

O Grupo Bauminas, proprietário da barragem de rejeitos de mineração situada na zona rural de Miraí, divulgou uma Nota Pública no final da tarde deste domingo, 26 de janeiro, informando que ela está funcionando normalmente e é mentira a divulgação de boatos (fake news) afirmando o contrário.

A barragem não apresenta “nenhum tipo de risco a quem quer que seja, sendo que, inclusive, a sua correta operação, com regulação constante do fluxo de seu vertedouro, contribuiu para que não houvesse enchente nas áreas situadas à jusante da barragem, nos últimos dias”, acrescentou o texto assinado pelo diretor jurídico daquela empresa, advogado Antônio Rufino.

A Nota, cuja íntegra está abaixo, também afirma: “qualquer notícia que porventura venha a ser divulgada nas redes sociais em sentido contrário deverá ser caracterizada como “Fake News” e seus divulgadores serão devidamente responsabilizados.” A empresa também coloca-se “à disposição da população para prestar todas as informações que ainda se fizerem necessárias”, encerra a Nota.

Após a Nota veja um vídeo explicativo de curta duração sobre a situação atual da barragem.

NOTA PÚBLICA

A BAUMINAS Mineração Ltda. vem a público informar que sua barragem de rejeitos de mineração de bauxita, situada na zona rural do município de Miraí/MG, no córrego Bom Jardim – Barragem Bom Jardim, não foi afetada pelas fortes chuvas que castigaram a região da Zona da Mata.

Cumpre esclarecer que a Barragem Bom Jardim foi construída dentro dos melhores e mais modernos padrões de engenharia, não tendo sido adotado os modelos chamados “alteamento a montante” ou “alteamento a jusante”, a exemplo de outras barragens existentes no estado de Minas Gerais.

A Barragem Bom Jardim está em processo de desativação (descomissionamento), uma vez que BAUMINAS Mineração Ltda não utiliza mais do processo de “lavagem a úmido” (processo de lavagem do minério com água) no beneficiamento do minério (bauxita) extraído, de modo que, consequentemente, não é gerado mais nenhum resíduo a ser depositado na referida barragem.

Conforme atestam as fotografias anexas à presente nota pública, tanto a barragem quanto o córrego Bom Jardim, situados na zona rural do município de Miraí/MG, estão operando normalmente, sem, absolutamente, apresentar nenhum tipo de risco a quem quer que seja, sendo que, inclusive, a correta operação da barragem, com regulação constante do fluxo de seu vertedouro, contribuiu para que não houvesse enchente nas áreas situadas à jusante da barragem, nos últimos dias.

Qualquer notícia que porventura venha a ser divulgada nas redes sociais em sentido contrário deverá ser caracterizada como “Fake News” e seus divulgadores serão devidamente responsabilizados.

A BAUMINAS Mineração Ltda. se coloca à disposição de toda a população para prestar todas as informações que ainda se fizerem necessárias.

Cataguases, 26 de janeiro de 2020.

Antônio Rufino Neto
Diretor Jurídico

 

Fonte: Marcelo Lopes

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!