As duas cidades foram atingidas por enchentes no último sábado (25) e decretaram situação de emergência.
No decreto publicado na quarta-feira (29), o prefeito William Lobo (PSDB), parte do texto cita que "considerando a situação crítica do município ,o desastre natural meteorológico causado por tempestades no local e o Estado de Emergência, fica proibido o poder executivo de repassar dinheiro público a atividades relativas ao carnaval 2020."
A Secretaria do Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) informou na terça-feira (28) que será repassado para o município uma verba de R$ 28.696,80 para atendimento emergencial às necessidades da população atingida.
O prefeito Manoel Franklin Rodrigues (PPS) publicou o comunicado oficial no site da Prefeitura de Dona Euzébia onde lamenta o cancelamento das atividades carnavalescas.
"Esclareço que não recebemos verba específica para a realização do carnaval 2020 e que o o custo com a realização do mesmo se daria com recursos próprios do município. Acredito que (a população) irá concordar com a decisão que tomamos: de cancelar o carnaval e dedicarmos totalmente a recuperação da cidade e atendimento aos moradores, que são a nossa maior prioridade", disse o prefeito em parte da nota.
O comunicado ainda afirma que caso foliões queiram se organizar em blocos independentes, terão suporte da Prefeitura, "dentro do que for possível", reitero o chefe do Executivo.
O município decretou situação de emergência, entretanto, no último Boletim da Defesa Civil Estadual, divulgado nesta quinta-feira (30), ainda não consta na lista do decreto estadual e nem na listagem de repasse de verbas emergenciais.
A Prefeitura de Carangola cancelou a programação de carnaval deste ano na cidade na segunda-feira (27).
Em nota oficial, a administração municipal informou que as festividades foram canceladas no município em decorrência das fortes chuvas e enchentes que atingiram a região desde sexta-feira (24).
De acordo com o assessor de assuntos externos da Prefeitura, Marco Antônio Mendes, as licitações que seriam abertas para contratação de bandas, montagem de estrutura e repasse para liga de escolas de samba e blocos foram suspensas.
"As licitações seriam abertas no dia 6 de fevereiro. Na cidade, temos 10 blocos cadastrados. Com a situação das chuvas, não temos como continuar com a liberação dessas licitações, porque agora temos outras prioridades.", explicou o assessor.
A Secretaria do Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) informou também na terça-feira que será repassado para Carangola uma verba de R$ 25.621,20 para atendimento emergencial às necessidades da população atingida.
Fonte: G-1 Zona da Mata