Bombeiros realizam vistoria na barragem em Rio Preto
REGIÃO
Publicado em 09/02/2020

 

O Corpo de Bombeiros realizou, na manhã deste sábado (8), uma vistoria na barragem Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Mello, em Rio Preto, a cerca de 84 quilômetros de Juiz de Fora, depois que a Vale, empresa responsável pela estrutura, retirou cinco famílias que moram nas proximidades do local. Desde quinta-feira (6), o grupo de moradores foi retirado das proximidades da barragem, segundo a Vale, de forma preventiva.

No sábado, desde o início da manhã, os bombeiros informaram que estavam no local, junto com a Defesa Civil, para realizar uma nova inspeção da barragem, já que na sexta-feira (7) não houve luminosidade suficiente para analisar certos pontos. Os bombeiros informaram que se reuniram na cidade com o chefe da equipe de obra da barragem e com a Coordenadoria de Defesa Civil.

O engenheiro responsável pelas obras informou aos militares que a barragem não está em nenhum nível de alerta e que não há nenhum risco iminente de rompimento. Além disso, segundo a corporação, os instrumentos de monitoramento estão funcionando normalmente e estão sendo avaliados diariamente. Terminada a reunião, a guarnição e os outros envolvidos na reunião foram até a barragem para analisar sua estrutura. No local, conforme os bombeiros, não foram constatados problema na estrutura, falha ou rachadura durante a vistoria.

Segundo a assessoria da Vale, a retirada das famílias se deu após a identificação de possível surgência de água em área a jusante da barragem da Pequena Central Hidrelétrica (PCH). A Vale apontou que as inspeções indicaram que a ocorrência pode ter sido causada pelo encharcamento do solo em função das fortes chuvas na região.

As cinco famílias residentes na Zona de Autossalvamento já começaram a retornar às suas casas. A Vale destacou que permanece prestando toda a assistência e o suporte necessários. A Tribuna não conseguiu contato com a Prefeitura de Rio Preto na tarde de sábado (8).

 

Fonte: Tribuna de Minas

Comentários
Comentário enviado com sucesso!