Estado confirma três novos óbitos por coronavírus em Minas
REGIÃO
Publicado em 06/04/2020

 

Mais três óbitos foram confirmados em razão do novo coronavírus (Covid-19) no boletim epidemiológico desta segunda-feira (6), publicado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG). Com a confirmação, o estado passa a ter um total de seis óbitos em decorrência da doença, além de 119 mortes em investigação e 64 descartadas para a Covid-19. O número de casos confirmados também sofreu aumento, chegando a 525 no informe estadual. Juiz de Fora permanece sem registros confirmados.

Conforme o boletim, a sétima vítima fatal é um idoso de 72 anos residente de Montes Claros que não tinha comorbidades prévias. Ele foi internado no último dia 27 e teve o óbito constatado na última quarta-feira (1º de abril). A oitava vítima se trata de um idoso de 82 anos que morava em Belo Horizonte e foi internado no último dia 30. Segundo o informe, ele era portador de hipertensão arterial e hipotireoidismo, e teve o óbito confirmado no domingo (5). Por fim, a última morte confirmada foi de um idoso também com 72 anos, residente do município de Ouro Fino, sem comorbidades prévias. O paciente foi internado no último dia 24 e o óbito foi confirmado na última terça-feira (31).

SES reconhece 39 casos em JF

No domingo, a publicação da SES revelava 498 casos confirmados. No boletim mais recente, o quantitativo saltou para 525 confirmações em todo o estado. Em Juiz de fora são 39 confirmações da doença.  Dados atualizados na última sexta-feira (3) pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), entretanto, apontam para 40 casos confirmados no município.

Já são 64 cidades com pacientes confirmados com o novo coronavírus em Minas Gerais. Na Zona da Mata, Juiz de Fora é a cidade com o maior volume de confirmações, em lista que ainda conta com Barbacena (1), Manhuaçu (1), Muriaé (4), São João del-Rey (3) e Ubá (1). Cerca de metade dos casos do estado ainda corresponde à capital Belo Horizonte, que teve 260 confirmações até o momento.

Segundo destacado pelo boletim, 76% dos contaminados até o momento estão na faixa etária entre 20 e 59 anos, em um total de 404 casos. Outros 112 dos pacientes confirmados têm mais de 60 anos. Entre todos os infectados, 299 são homens e 217 são mulheres, conforme a SES.

O número de casos suspeitos chegou a 47.715 em todo o estado, mas ainda não há o detalhamento de pacientes em investigação por cidade mineira.

Internações por doenças respiratórias

O boletim epidemiológico também traz comparativos de hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Minas Gerais, em dados de 2020 e de 201. Conforme especialistas, a diferença pode indicar aumento da contaminação pelo novo coronavírus, uma vez que a Covid-19 caracteriza-se por causar casos sério de SRAG. Desde a terceira semana epidemiológica, que corresponde ao período entre os dias 12 e 18 de abril, os dados deste ano são superiores ao ano passado. 

A discrepância passou a ser mais notória na semana 11 (entre os dias 8 e 14 de março), quando o total de internações chegou a 323, frente a 50 hospitalizações no mesmo período do ano anterior. Nas duas semanas seguintes, os números dispararam: na semana epidemiológica 12 (entre 15 e 21 de março), o total de hospitalizações por SRAG chegou a 726, quando no ano anterior foram 80; e, na semana 13 (entre 22 e 28 de março), chegou a 613 internações, contra 71 em 2019.

 

Na última semana epidemiológica (29 de março e 4 de abril), entretanto, a discrepância caiu sensivelmente. O estado registrou 172 internações por SRAG, enquanto, no ano anterior, foram 100 hospitalizações com o mesmo motivador.

 

Fonte: Tribuna de Minas

 

 

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!