A cidade de Miradouro, localizada a 30 quilômetros de Muriaé decidiu reabrir nesta quarta-feira (22) o comércio, após cerca de um mês fechado, devido a pandemia causada pela Covid-19.
De acordo com o prefeito Almiro Marques de Lacerda Filho (Mirim), o motivo desta decisão é que o município está a 16 dias sem apresentar suspeitos da doença, além de barreiras sanitárias instaladas na entrada da cidade.
Os ambientes funcionarão apenas de segunda a sexta-feira, de meio dia às 18h e aos sábados, de 8h ao meio dia. Domingos e feriados os estabelecimentos não funcionarão. Bares e restaurantes também estão autorizados a reabrirem sem o uso de mesas e cadeiras dentro dos estabelecimentos. Os comércios que jpá estavam abertos que são considerados serviços essenciais permanecem funcionando a partir de 8h.
A autorização foi confirmada por meio de um decreto emitido pelo prefeito do município, publicado no
Diário Oficial nesta segunda-feira (20). O documento autoriza a abertura, mas estabelece uma série de exigências em que os comerciantes e clientes terão que seguir rigorosamente.
Dentre as exigências, está a obrigatoriedade do uso de máscaras ao frequentar os ambientes e ao se deslocar dentro do município, o afastamento dos trabalhadores que estão inseridos no grupo de risco, a orientação ao funcionário que apresentar sintomas gripais a procurar atendimento médico, a manutenção do ambiente de trabalho sempre higienizado e o controle do fluxo de pessoas dentro dos estabelecimentos.
Os clubes de recreação e pontos turísticos do município seguem proibidos de reabrirem.
A Secretaria de Saúde de Miradouro afirmou que não há registro de pessoas infectadas com a Covid-19. Dos nove casos suspeitos, oito foram descartados e apenas uma pessoa segue em monitoramento, em isolamento domiciliar.
Fonte : Rádio Muriaé