Caso de coronavírus é confirmado em Recreio neste dia 1º
REGIÃO
Publicado em 01/05/2020


O que todos temiam acabou acontecendo na cidade de Recreio: caso confirmado de coronavírus. A notificação ocorreu nesta sexta-feira (1) no Pronto-Socorro Municipal.

Segundo informações, o caso é de um paciente do sexo masculino, com idade de 69 anos, e que veio do Rio de Janeiro, onde esteve internado por duas vezes. Na terça-feira (28) o homem deixou a internação e viajou para Recreio em carro de aplicativo, chegando aqui na quarta-feira (29).

Na cidade, o paciente ficou em uma residência no Conjunto Habitacional Dr. Irajá José Fernandes – bairro José Taranto Luz. E, neste dia 1º de maio, ele deu entrada no Pronto-Socorro Municipal, onde através de teste rápido foi confirmada a positividade para Covid-19.

O paciente foi transferido para Casa de Caridade Leopoldinense, com tosse, dispneia (dificuldade de respirar), febre e sonolência excessiva.

Confira o pronunciamento oficial do prefeito de Recreio

 

 

Como funciona o teste rápido para detectar coronavírus?

Os testes rápidos utilizam uma amostra de sangue da pessoa para detectar a presença de dois tipos de anticorpos: o IgM e o IgG. O primeiro é considerado um marcador para a fase aguda da doença e começa a ser produzido entre cinco e sete dias após a infecção pelo vírus. Já o segundo é um anticorpo mais específico que permanece circulando mesmo após o fim da fase aguda, indicando que a pessoa está —teoricamente— protegida de futuras infecções provocadas por aquele patógeno. A amostra de sangue pode ser colhida de duas formas: ou por um furo no dedo ou pela coleta de sangue a partir de uma veia. Neste caso, a parte do sangue analisada é o soro – material obtido após a centrifugação do sangue.

A partir de quando eu posso fazer o teste rápido do coronavírus?

O ideal é que a testagem seja feita a partir de sete dias após o aparecimento dos sintomas (como dores no corpo e tosse seca), mas há maior precisão se feito após o décimo dia. Esse é o tempo médio que o corpo precisa para produzir suas defesas contra o vírus. Por isso, o teste acaba não sendo indicado para detectar a doença precocemente — já que, quando ele for capaz de oferecer um diagnóstico positivo, o paciente já estará com os sintomas há algum tempo.

Importante

Se o exame for feito antes desse período, a chance de dar negativo é grande, mesmo a pessoa estando contaminada. Assim, ele é recomendado apenas quando a pessoa notar o aparecimento de sintomas de infecção respiratória.


 

Com informações: Uol , Pólis Recreio

Comentários
Comentário enviado com sucesso!