Após 40 dias com o comércio fechado, centenas de lojas reabriram suas portas neste sábado (02) em Muriaé. A autorização foi concedida através de um decreto emitido pelo Comitê Gestor Extraordinário que está à frente das decisões relacionadas ao Covid-19. (Clique aqui e acesse o decreto).
E como já era previsto, a região central da cidade ficou movimentada. Muita gente, a maioria usando máscaras, se aglomerou na porta dos estabelecimentos para ser atendida.
A maioria dos comércios está cumprindo as exigências de controlar o fluxo de pessoas dentro dos estabelecimentos e de disponibilizar álcool em gel para os clientes.
Muitas lojas não resistiram o isolamento e fecharam suas portas de forma definitiva. A tendência é que outros estabelecimentos acabem fazendo o mesmo.
Outra reclamação é a falta de mercadorias. “A maioria de nossos produtos vêm de São Paulo e do mercado chinês. Com a exportação comprometida, não estamos conseguindo comprar”, afirmou um vendedor de loja de celulares que não quis se identificar.
Confira as principais recomendações
. Cada estabelecimento deverá ter um colaborador para assegurar a distância de 1,5m de cada pessoa
. Os colaboradores deverão usar máscaras e disponibilizar álcool em gel 70% para os clientes
. Público acima de 10 pessoas deverá ter medida a temperatura de clientes e colaboradores com termómetros infravermelho. Aqueles que estiverem com a temperatura acima de 37,5º não será permitida a entrada no estabelecimento.
Funcionamento da feira livre
A tradicional feira livre voltará a funcionar aos domingos, de 6h ao meio dia, a partir do dia 10 de maio.
Cada barraca deverá ter oito metros de distância uma das outras. Venda de alimentos prontos para o consumo como salgadinhos e bebidas alcóolicas estão proibidas.
Os feirantes só poderão atender aos clientes que estiverem usando máscaras. O uso do utensilho também será obrigatório para os vendedores.
Está mantida a proibição
. Casas de shows e espetáculos de dança
. Casa de Festas e eventos
. Exposições, congressos e seminários
. Cinemas e teatros
. Clubes e Serviços de lazer
. Academias e centros de ginásticas e estabelecimentos físicos
Bares e restaurantes terão horários diferenciados
De acordo com o decreto, os bares, restaurantes, lanchonetes e qualquer estabelecimento de gênero alimentício estão autorizados a reabrirem de segunda a sexta-feira de 11h às 18h. Aos sábados o horário será de 8h às 15h.
Está proibida a venda de bebidas alcóolicas nestes estabelecimentos.
As bebidas deverão ser servidas para os clientes em copos descartáveis.
Camelódromo e vendedores ambulantes seguem proibidos de funcionarem
O decreto também especifica que camelódromo e vendedores ambulantes seguem proibida a atuação na cidade.
Fonte : Rádio Muriaé