Por Minas Consciente, Almas se articula com prefeitos da região
07/05/2020 14:08 em REGIÃO

 

Em meio aos estudos para adesão ao programa Minas Consciente, o prefeito Antônio Almas (PSDB) já se articula com os prefeitos de municípios da macrorregião de Juiz de Fora em busca de discutir a unificação das políticas de flexibilização da restrição ao funcionamento do setor produtivo. O programa do Governo Zema (Novo) para a retomada gradual das atividades econômicas vincula os municípios às macrorregiões das quais fazem parte, uma vez que o atendimento da rede pública de saúde é regionalizado. Paralelamente à integração regional, as secretarias de Planejamento e Gestão, de Desenvolvimento Econômico e de Saúde coordenam estudos para analisar sob quais condições Juiz de Fora seria classificada.

A adesão foi deliberada em reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 realizada na terça (5). Como adiantado pela Tribuna, a ideia do Executivo é discutir uma baliza única para a região, evitando a disseminação em cidades vizinhas que possam contribuir para asfixiar a capacidade da rede local. Assim, Almas deve atuar como liderança regional e solicitar a unificação das medidas junto aos prefeitos de outras cidades consideradas pólos microrregionais: Além Paraíba, Carangola, Leopoldina, Cataguases, Lima Duarte, Muriaé, Santos Dumont, São João Nepomuceno, Bicas e Ubá. Representantes do Ministério Público também devem colaborar no esforço de unificação das ações.

Ainda não há previsão para a formalização ao Estado da intenção do Município em aderir ao programa. Quando acontecer, as atividades econômicas serão setorizadas em quatro critérios de classificação – denominados pelo Governo como “ondas”: onda verde, para serviços essenciais; onda branca, para serviços de baixo risco; onda amarela, para serviços de médio risco; e onda vermelha, para serviços de alto risco.

 

 

Fonte: Tribuna de Minas

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!