Agência do Banco Mercantil é fechada para sanitização em JF
29/05/2020 15:11 em REGIÃO

 

Mais um caso de infecção por coronavírus entre bancários em Juiz de Fora foi registrado pelo Sindicato dos Bancários da Zona da Mata e Sul de Minas (Sintraf-JF). A confirmação, desta vez, refere-se a um funcionário do Banco Mercantil, localizado na Rua Espírito Santo, no Centro. A agência foi fechada na manhã desta quinta-feira (28) para a realização da sanitização e para garantir a saúde dos demais trabalhadores, que permanecerão em observação.

Segundo a diretora de Saúde e Condições de Trabalho do Sintraf, Taiomara Neto de Paula, por enquanto, houve uma confirmação nesta unidade, e os demais funcionários ainda não foram testados, mas permanecerão em isolamento social por 14 dias a contar de sexta-feira passada (22), data em que o funcionário esteve na agência pela última vez. A medida também se estende para trabalhadores da segurança e limpeza.

 

De acordo com o secretário-geral do Sintraf, Robson Marques, a confirmação da infecção ocorreu na noite de quarta-feira, o que levou o órgão sindical a tomar as medidas na manhã desta quinta. “Imediatamente, fomos para agência e dialogamos com os funcionários que lá estavam, tomando toda a cautela em relação à higiene para evitar a contaminação, e fechamos a agência de comum acordo com o banco, para evitar o contágio de clientes e também dos próprios funcionários”, ressaltou.

Marques assegurou que a instituição se comprometeu em providenciar a sanitização do espaço, e o sindicato irá acompanhar esse processo para que seja realizado da maneira correta. A reabertura da agência está prevista para a próxima segunda-feira (1º de junho). “Tendo sido realizado o processo de sanitização, uma nova equipe de trabalho assumirá a agência para atender inclusive os aposentados. Esta é uma grande preocupação, uma vez que é a data em que muitos necessitam ir ao banco receber o INSS”, explicou.

14 profissionais infectados

A respeito dos colegas bancários que tiveram contato com o funcionário que está com Covid-19, Marques afirmou que todos serão acompanhados durante a quarentena. “Nós os acompanharemos, diuturnamente, assim como o funcionário que teve a confirmação agora, que irá contar com acompanhamento psicológico e apoio jurídico”, disse, acrescentando que, na cidade, o Sintraf já confirmou 14 casos de bancários com a Covid-19. “A grande maioria já se recuperou. A todo instante nós estamos também entrando em contato com os bancos e com a própria categoria, para buscar mais informações e apurar se há novos casos.”

O sindicalista também enfatizou que o órgão, além de fazer a fiscalização diária nas portas das agências, presta orientação tanto para clientes como para bancários. “Também criamos um grupo de orientação psicológica, que está se reunindo uma vez por semana, por meio do nosso Departamento de Saúde e Condições de Trabalho, para os bancários e familiares daqueles que tiveram a contaminação pela Covid-19, além de estarmos atentos e buscando o diálogo com os bancos”, afirmou.

Já as instituições que não querem o diálogo, conforme Marques, o sindicato faz um enfrentamento, a fim de defender a vida. “Estamos procurando garantir que esta categoria, assim como as demais que são consideradas essenciais, continue firme. Precisamos garantir que os trabalhadores tenham o máximo possível de segurança para desempenharem suas funções.”

A Tribuna não conseguiu contato com a assessoria de imprensa do banco. A reportagem ligou para a agência que foi fechada ao longo da tarde desta quinta, a fim de que pudesse se posicionar a respeito dos fatos, mas as ligações não foram atendidas. O jornal também tentou contato com o Banco Mercantil por meio de mensagem no site da instituição, mas não houve resposta.

No dia 5 deste mês, a agência do Banco Itaú, na Avenida Rio Branco, próximo à Avenida Itamar Franco, na região central, também foi fechada para passar por uma ação de higienização. A medida foi necessária depois que três bancários da unidade teriam testado positivo para a Covid-19, como havia sido informado pelo Sindicato dos Bancários da Zona da Mata e Sul de Minas (Sintraf-JF). Na ocasião, o Itaú, por meio de sua assessoria, contestou a informação e afirmou que existiria apenas um caso suspeito na unidade.

 

Fonte: Tribuna de Minas

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!