Juiz de Fora tem mais de 660 casos confirmados de Covid-19
03/06/2020 07:01 em REGIÃO

 

Quatorze novos casos de Covid-19 foram confirmados pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) entre segunda (1º de junho) e esta terça-feira (2). Com os registros, o número de confirmações da doença causada pelo coronavírus subiu para 661 na cidade. Não houve alteração no número de mortes decorrentes da doença em relação ao boletim epidemiológico divulgado na segunda. Portanto, Juiz de Fora segue com 34 óbitos cuja causa foi a Covid-19. Um óbito está em investigação. Das vítimas fatais da Covid-19 na cidade, 29 eram idosos e cinco pessoas tinham menos de 60 anos. Também estre segunda e esta terça, a Secretaria de Saúde registrou 76 novas suspeitas de coronavírus, elevando para 4.774 casos em investigação. O boletim é disponibilizado pela Prefeitura no site criado para divulgar informações sobre o coronavírus. A administração municipal não divulga o número de pacientes curados.

Taxa de ocupação leitos UTI

Informações disponibilizadas pela PJF, por meio do painel gerencial de dados da Covid-19, mostram que até as 18h desta terça, das 12 unidades hospitalares do município (entre públicas e privadas), uma tinha taxa de ocupação de 100% dos seus leitos de unidade de terapia intensiva (UTI): o Hospital São Vicente de Paulo, antigo HTO. Os nove equipamentos destinados a cuidados intensivos na unidade estavam ocupados. Apesar disso, nenhum dos pacientes tinha suspeita ou diagnóstico da Covid-19.

 

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU/UFJF) tinha, até então, taxa de ocupação de 94,12% na UTI. Dos 17 leitos, sete estavam com pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19, e nove eram ocupados por pacientes com demais enfermidades. No Hospital Pronto Socorro (HPS) Dr. Mozart Teixeira, a taxa de ocupação até o fim da tarde desta terça era de 91,67%. Ou seja, 11 dos 12 leitos UTI da unidade estavam ocupados, sendo um deles por paciente com suspeita ou confirmação de Covid-19 – apesar de atribuir o termo ‘Ocupado Covid’, o painel gerencial da Prefeitura não revela se o paciente já recebeu ou não o diagnóstico para a doença.

No hospital Regional Doutor João Penido, 18 dos 20 leitos UTI estavam ocupados, o que corresponde a 90%. Nesta unidade, todos os equipamentos estavam destinados a pacientes diagnosticados ou com suspeita de Covid-19.  Os leitos dos quatro hospitais citados são credenciados via Sistema Único de Saúde (SUS).

Até às 18h desta terça, a taxa de ocupação total de leitos UTI na cidade era de 65,77%. Em recorte que considerava apenas os equipamentos de cuidados intensivos credenciados ao SUS, o índice de ocupação subia para 74,21%.

Em relação aos leitos de enfermaria, até então, 48,23% estavam ocupados. Ou seja, dos 1.437 equipamentos de enfermaria existentes em toda a rede de saúde de Juiz de Fora, 693 estavam ocupados. Das pessoas internadas em enfermaria, 54 tinham resultado positivo ou aguardavam diagnóstico para a Covid-19. As outras 639 estavam internadas devido a outras enfermidades.

Hospitais privados

Alguns hospitais da rede particular de saúde têm divulgado boletins diários sobre os casos monitorados. Os documentos são publicados à parte do boletim da Prefeitura de Juiz de Fora. No entanto, as unidades afirmam repassar diariamente as notificações da doença à Vigilância Epidemiológica. As notificações de hospitais e unidades de saúde da rede pública são registradas e divulgadas pela Prefeitura.

O Hospital Monte Sinai informou que até as 16h49 desta segunda, houve duas internações de pacientes com suspeita de Covid-19 na unidade. Além disso, foram coletadas amostras de sete pacientes atendidos no pronto atendimento. Nesta terça, no Monte Sinai, havia dez pacientes internados na Unidade Covid, dois a menos em relação ao levantamento anterior. Deste total, três estavam em cuidados intensivos, sendo que dois haviam recebido diagnóstico para a doença e um aguardava resultado. Sete estavam em cuidados clínicos (dois confirmados e cinco em investigação). A taxa de ocupação de leitos UTI no Monte Sinai, de acordo com o painel gerencial da Prefeitura, era de 38,3% até as 18h desta terça. Dos 47 equipamentos de cuidados intensivos da unidade, 18 estavam ocupados, sendo que três eram por pacientes com suspeita ou diagnóstico de Covid-19.

A unidade informou que desde 27 de fevereiro foram atendidos 1.145 pacientes com suspeita de coronavírus, no hospital. Destes, 441 foram testados para Covid-19, sendo 122 resultados considerados positivos. Dos 49 pacientes internados com resultado positivo para Covid-19, 40 tiveram alta hospitalar e quatro permaneciam internados. A unidade contabiliza cinco mortes pela doença ocorridas no local, até o momento.

No Hospital da Unimed havia dois pacientes internados nesta terça, mesmo número em relação ao total de internados divulgado na segunda. Um paciente teve resultado positivo para a Covid-19 e está no centro de terapia intensiva e o outro, com suspeita da doença, em unidade de internação. Até o momento, duas mortes por Covid-19 ocorreram no hospital. Pelo serviço de atendimento “Disque-Corona” da Unimed, a unidade monitora 545 pacientes suspeitos em isolamento domiciliar. Outros 310 receberam orientação médica, e 184, no total, chegaram a ser encaminhados para o hospital.

A taxa de ocupação de leitos UTI da Unimed, de acordo com o painel gerencial da PJF, era de 50% até as 18h desta terça. Dos seis equipamentos de cuidados intensivos da unidade, três estavam ocupados, sendo que um era por paciente com diagnóstico de Covid-19.

 

Fonte: Tribuna de Minas

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!