Equipes de Saúde de Santana de Cataguases participam de curso gratuito
03/06/2020 12:55 em REGIÃO

 

As equipes de saúde do PSF e da Secretaria Municipal de Saúde de Santana de Cataguases, e demais funcionários desses setores, participaram de um treinamento realizado nesta terça-feira, 02 de junho, e foi ministrado pelo técnico de Enfermagem e funcionário do SAMU – Serviço de Atendimento Médico de Urgência – Girlean de Souza Neves. O curso Suporte Básico de Vida – SBV deu ênfase a atendimentos com parada cardiorrespiratória e ressuscitação cardiopulmonar, contou.

Conforme Girlean o curso é gratuito e para ser ministrado basta o Secretário de Saúde do município manifestar o desejo e agendar. “Neste caso quem me fez o convite foi o Luiz Antônio Gonçalves, que é o motorista do SAMU em Cataguases, revela Girlean. Segundo ele, Ronaldo Adriano Simas, que é Secretário de Saúde de Santana, comentou sobre a necessidade de treinar sua equipe e a gente agendou o treinamento”, explica. O curso contou ainda com a participação da enfermeira Daniela Montes Machado.

O treinamento foi motivado também por causa da pandemia do novo coronavírus onde, naturalmente, há um aumento do número de casos de urgência e emergência, acrescenta Girlean. Foi ainda, uma oportunidade para que os participantes aprendessem a utilizar os aparelhos Desfibrilador Automático Externo, o mesmo que equipa as ambulâncias do SAMU, e a Bolsa de Vias Aéreas, que acabam de serem adquiridos pela Secretaria de Saúde de Santana de Cataguases, acrescentou Girlean.

 

Ele também lembrou que o treinamento também abordou os temas Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho e Crise Convulsiva. Por fim, destacou que todos os procedimentos foram feitos respeitando as normas de distanciamento social recomendados pela Organização Mundial de Saúde. Girlean contou que o curso foi muito “produtivo e participativo” e que está à disposição das prefeituras para aplicá-lo junto às equipes de saúde dos municípios interessados, “sem qualquer custo”, finalizou.

Fotos: Acervo Girlean de Souza Neves / Fonte: Marcelo Lopes

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!