No mês de festejos juninos, empreendedores de Juiz de Fora investem no 'Arraiá em Casa'
29/06/2020 07:13 em REGIÃO

 

Canjica doce, milho verde, pé de moleque, cachorro quente e caldos. A “Festa Junina” chegou de maneira diferente este ano. Com a pandemia novo coronavírus, empreendedores de Juiz de Fora tiverem que adaptar as vendas e criar novos modelos de kits juninos.

G1 conversou com três locais que falaram sobre a data e as expectativas de movimento. A reportagem também falou com o analista do Sebrae Minas, Bruno Castro, que ressaltou a importância de “inovar” durante este período.

 

Opção para “fugir” da crise

 

Artesã e esteticista por formação, Lívia Nascimento, teve a clínica de estética fechada por causa da Covid-19. Para conseguir uma nova renda, começou a trabalhar com caldos. Com a chegada da data, resolveu investir em um novo cardápio.

 

“Resolvi fazer as comidas típicas de Festa Junina e fui melhorando a ideia, até evoluir para a ‘caixa’. Estou trabalhando com o modelo faz um mês e agora, somos uma equipe de seis pessoas para conseguir atender a demanda”, explicou a profissional.

 

Os clientes que quiserem lembrar da data em casa, podem escolher entre feijão amigo, canjiquinha, vaca atolada, pirão de peixe, caldo de moranga com carne seca e bacon, pastel, cachorro quente, milho verde cozido, croquete de milho com requeijão, mini churros, quentão e outros.

Após a preferência, as delícias são colocadas em uma “caixa”, que se transforma em “junina”.

O local também oferece um “Café da Manhã” especial aos domingos. Entre os itens estão broas, pães de queijo, geleia de goiaba e leite queimado.

Para divulgar o trabalho, Lívia investiu nas redes sociais. “Fizemos fotos dos nossos produtos para dar a sensação de como cada item é na realidade, estamos fazendo a divulgação no @festajuninanacaixajf e também panfletagem no Bairro Santa Terezinha”, ressaltou.

Ao G1, a artesã ainda contou que a ideia inicial era atender apenas a região dela, mas por causa de vários pedidos em outros endereços, o local negocia com aplicativos de entrega de comida para aumentar o raio de atendimento.

Adaptação

 

Diante da pandemia, o Restaurante Caneca Zero Grau, que foi inaugurado em 2018, busca inovar seguindo todas as orientações preventivas da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Na cidade, os estabelecimentos podem funcionar, desde que sigam uma série de medidas.

Conforme a empresária, Jacqueline Moreira, o local lançou para os meses de Festa Junina, alguns pratos temáticos para poder proporcionar aos clientes momentos e experiências que remetem as comemorações juninas.

 

“Temos feijão amigo, canjiquinha, vaca atolada, caldo de ervilha, canjica doce e quentão”, informou Jacqueline.

 

No início da pandemia, o restaurante registrou uma queda de faturamento de quase 90%. “Acredito que tenha sido uma reação geral devido a gravidade do cenário.

Porém, diante da situação atual, os hábitos de consumo mudaram e continuarão a mudar pós pandemia, sendo assim, tenho uma expectativa de crescimento em torno de 30%”, explicou.

Os pedidos podem ser realizados através de plataformas de aplicativos ou pelo número (32) 3031-4600.

Já a Padaria Manchester, também investe em comidas típicas da data. “Todo ano, fazemos um cantinho junino. Esse ano vai ser de uma maneira diferente”, disse o gerente-proprietário, Heveraldo de Castro.

No estabelecimento, são oferecidos broa de milho, cachorro quente, canjiquinha, canjica doce, milho cozido e outros.

O cliente também tem a opção de montar a “Caixa Junina”, que é entregue em casa. “É um meio de oferecer os nossos clientes as comidas típicas”, argumentou o gerente.

Perguntado sobre a expectativa de movimento, Heveraldo se disse com boas perspectivas. "A expectativa é de somar porque as vendas estão difíceis, já que as pessoas estão saindo pouco na rua. Esperamos alavancar”.Os pedidos podem ser feitos através do (32) 3215-8305 ou (32) 98433-8946.

Inovar é preciso

 

De acordo com o analista do Sebrae Minas, Bruno Castro, é primordial que o empresário tenha a concepção que precisa se adaptar.

 

“Ele não pode perder a chance de aproveitar essas datas comemorativas. A Festa Junina no Brasil é muito tradicional, então, muitas pessoas estão sentindo falta de comemorar”, analisou.

 

Para conseguir se manter no mercado durante a pandemia do novo coronavírus, Castro explica que é importante se comunicar com o cliente.

“É mostrar o que a empresa tem de inovar, o que tem feito de diferente. Como ela consegue? Através da inovação. Se continuar trabalhando do mesmo jeito, dificilmente vai conseguir superar as adversidades”.

Para ajudar os empresários, o analista também listou algumas dicas. Veja abaixo.

 

  • Escutar o cliente: Fazer um contato ativo, não esperar o consumidor, ir atrás;
  • Readaptação: Buscar readaptar o seu negócio;
  • Inovação: Buscar no mercado o que ele oferece e o que o concorrente anda fazendo. Assim, encontrará a melhor solução para o seu cliente.

 

A ação tem o objetivo de auxiliar os pequenos empreendedores.

 

 

 

Fonte: G-1 Zona da Mata

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!