Estado anuncia que protocolo de lockdown está em fase final
01/07/2020 07:15 em REGIÃO

 

Após confirmar mais de 45 mil infectados e 965 mortes por Covid-19, o Estado anunciou, nesta terça-feira (30), que está finalizando um protocolo para o lockdown.  O confinamento total, que impede até mesmo que a população saia de casa, só será aplicado em último caso.

O documento elaborado pelo governo de Minas, no entanto, servirá como uma recomendação aos municípios, mostrando quais regras deveriam ser adotadas. O aval para o bloqueio só poderá ser dado pelos prefeitos das localidades em situações mais críticas.

A informação de que o plano está na fase de final de elaboração foi dada durante coletiva virtual da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Detalhes das ações não foram divulgados.

"A gente não quer ter que dar esse comando, essa orientação, mas é importante que a gente já tenha esse protocolo pronto para, no caso de necessidade. Então, a gente já vai deixar isso preparado para quando for necessário ", afirmou o chefe de gabinete da SES, João Pinho.

"Existem pessoas que podem ficar mais em casa, que têm a prerrogativa de trabalhar de casa, de fazer suas compras pela internet e não estão utilizando essa prerrogativa. Então, é muito importante que quem pode, fique em casa”, afirmou o chefe de gabinete da SES, João Pinho

O lockdown, conforme o Ministério da Saúde, é o nível mais alto de segurança e pode ser implantado em caso de grave ameaça ao sistema de saúde. Durante esse confinamento, segundo o órgão federal, todas as entradas do perímetro de uma cidade são bloqueadas por profissionais de segurança. Ninguém tem permissão para entrar ou sair.

O procedimento já foi adotado pelas prefeituras de Araxá e Patos de Minas, no Alto Paranaíba, conforme informou o governador de Minas, Romeu Zema (Novo). João Pinho afirmou que Minas acompanha a experiência em outras localidades, como em Goiás. O estado vizinho adotou o sistema nesta terça-feira (30).

"O nosso Centro de Operações de Emergência em Saúde faz essa pesquisa, de entender o que outros fizeram quando estiveram em momentos semelhantes no enfrentamento da pandemia", disse.

Na semana passada, o governador Romeu Zema (Novo) informou que a medida caberá aos prefeitos. "Eu diria que o lockdown em todo o estado dificilmente vai acontecer, mas pode sim acontecer regionalmente, como está ocorrendo neste momento", afirmou Zema.

Isolamento maior

O chefe de gabinete da SES-MG relembrou que a única forma de evitar tal rigor nas ações é o reforço na quarentena. "Não vai haver protocolo suficiente quando o isolamento for baixo", afirmou. Segundo ele, é "impossível" que a população fique em um isolamento completo durante um período muito grande, mas o Estado entende que Minas poderia ter uma taxa de confinamentos maior, por volta de 60%.

"Existem pessoas perdendo seus empregos, existem empresas indo à falência. Então, a gente precisa debater de forma séria essa dualidade. Mas é preciso, também, a gente aumentar o nosso isolamento", declarou. Segundo ele, há cidadãos que não conseguem ficar em casa, como os profissionais de saúde. No entanto, aqueles que podem deveriam reforçar a prática.

 

 

Fonte: Hoje em Dia

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!