Com isso, as cidades de Paula Cândido e Canaã, na Zona da Mata, poderão reabrir salões de beleza, lojas de roupas, calçados, livrarias, papelarias, entre outros serviços.
A medida entra em vigor no sábado (25) após publicação da alteração no Diário Oficial do Estado.
Apesar da macrorregião Leste do Sul compreender 53 municípios mineiros, apenas 23 aderiram a programa "Minas Consciente" até quinta-feira e, com isso, podem reabrir novos setores econômicos seguindo os protocolos preconizados pelo Governo de Minas.

A partir de sábado (25), poderão voltar a funcionar espaços como lojas de variedades, lojas de departamentos ou magazines (exceto Duty Free), tabacarias, livrarias, lojas de disco, papelarias e lojas de vestuário, aluguel de objetos pessoais e domésticos.
As empresas dos setores deverão seguir protocolos de segurança para a reativação, como:
Demarcar a distância de dois metros entre as pessoas que ficarão em fila, com sinalização no lado externo do estabelecimento; só permitir a entrada de clientes se estiverem utilizando máscaras; dar atendimento preferencial e especial a idosos, hipertensos, diabéticos e gestantes.
Há ainda a determinação de garantir um fluxo ágil que garanta que essas pessoas permaneçam o mínimo de tempo possível no interior do estabelecimento; e limitar o número de funcionários ao estritamente necessário para o funcionamento do serviço.
Todos os protocolos estão disponíveis no site da Prefeitura.
Fonte: G-1 Zona da Mata