Este foi o quinto dia de convenções partidárias nesta semana na cidade. As reuniões que vão definir as coligações e escolher os candidatos a prefeito e vereadores nas eleições municipais tiveram início na última segunda-feira (31), em todo o país. Também iniciou o período para registro de candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A reunião presencial ocorreu na Câmara Municipal. Durante o encontro, foi lançada a coligação "Sim pra Juiz de Fora", formada pelo PSL, Podemos, Patriotas, Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Partido da Mobilização Nacional (PMN) e Solidariedade, e foi lançada a candidatura de Sheila Oliveira.
O PSL informou que serão 29 candidatos a vereadores concorrendo pela sigla. Destes, 20 são homens e nove são mulheres.
A convenção também confirmou o vereador Júlio Obama Júnior (Podemos) como candidato a vice-prefeito pela coligação. Júlio nasceu em Juiz de Fora, tem 35 anos, é casado, e foi eleito pela primeira vez pelo Partido Humanista da Solidariedade (PHS) para a legislatura 2017/2020 na Câmara. Ele é formado em Pedagogia pela Faculdade Metodista Granbery e tentou o pleito a vereador em 2008, pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT).
Perfil

Sheila Oliveira nasceu em Presidente Prudente (SP), tem 41 anos e é mãe de quatro filhos. É formada em Direito pela Fundação Toledo Prudente de Ensino e foi inspetora da Polícia Civil do Rio de Janeiro, onde atuou na Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF).
A candidata assumiu como delegada da Polícia Civil de Minas Gerais em 2006, onde exerceu a atividade em Ubá, Rio Pomba e Juiz de Fora. Começou a atuar na cidade em 2009, onde foi titular do Núcleo de Ações Operacionais (NAOP), da delegacia de mulheres, de trânsito e ocupou o cargo de delegada regional.
Em 2016, Sheila foi eleita vereadora, com a maior votação daquele pleito, com quase 10 mil votos. Desde 2018, é deputada estadual de Minas Gerais pelo PSL. É a primeira vez que é candidata a prefeitura da cidade.
Confira o cronograma eleitoral
- a partir de 11 de agosto: emissoras ficam proibidas de transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidato, sob pena de cancelamento do registro do beneficiário;
- 31 de agosto a 16 de setembro: convenções partidárias para definição de coligações e escolha dos candidatos. Podem ser realizadas por meio virtual;
- 31 de agosto a 26 de setembro: período para o registro de candidaturas. Início do prazo para que a Justiça Eleitoral convoque partidos e emissoras de rádio e TV para elaboração do plano de mídia;
- 27 de setembro: Início da Propaganda Eleitoral, inclusive na internet;
- 15 de novembro: 1º turno das eleições;
- 29 de novembro: 2º turno das eleições;
- 15 de dezembro: Último dia para entrega das prestações de contas;
- 18 de dezembro: Prazo final para diplomação dos eleitos.
Fonte: G-1 Zona da Mata