Juiz de Fora é a quarta cidade de MG com maior número de formalizações de MEIs em 2020
21/09/2020 13:57 em REGIÃO

 

Juiz de Fora é a quarta cidade de Minas Gerais com maior número de formalizações de microempreendedores individuais (MEI) nos oito primeiros meses de 2020. De acordo com dados do Portal do Empreendedor, a cidade teve entre janeiro e agosto deste ano, 4.307 formalizações.

Conforme os números, Belo Horizonte ocupa a primeira posição do ranking, com 23.969. Depois aparece, Uberlândia (6.805), Contagem (6.399) e Juiz de Fora (4.307). Confira abaixo outras informações.

 

Crescimento de 22%

 

Ainda conforme os números, em relação ao mesmo período do ano passado, o município teve um crescimento de cerca de 22%. Na época, foram 3.518 criações.

No acumulado, Juiz de Fora tem 37.300 MEIs em 2020. Até dezembro de 2019, eram 32.993.

Segundo o analista do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Bruno Castro, o crescimento aponta duas perspectivas.

 

“Um deles é o positivo, pois isso contribui para a economia. O aumento mostra que as pessoas têm procurado outras formas de sustentar e, tem visto no empreendedorismo essa forma de subsistência. O empreendimento pode ser a saída para o momento de pandemia”, ressaltou.

 

Já o segundo ponto é que o avanço pode estar correlacionado ao número de desempregados. "Em tempos de coronavírus, muitas pessoas que perderam o emprego viram no MEI uma saída". O G1 mostrou que desde o início do ano, Juiz de Fora já perdeu mais de 6 mil postos de trabalho.

O que é MEI?

De acordo com o analista, o "MEI é uma modalidade de negócio no qual uma empresa é formalizada com Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ)".

Além disso, a firma é constituída por apenas um sócio e pode ter até um colaborador. O faturamento do estabelecimento deve ter até R$ 81 mil reais anuais. “O negócio pode ser de diversos segmentos desde que sejam atividades que não são regulamentadas por um órgão ou conselho”, explicou

 

 

Fonte: G-1 Zona da Mata

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!