Após extinção de incêndio, Parque Estadual de Ibitipoca será reaberto na próxima semana
30/09/2020 14:35 em REGIÃO

 

Apesar das chamas que consumiram cerca de 500 hectares de uma área dentro do Parque Estadual de Ibitipoca, durante incêndio que teve início na madrugada de segunda-feira (28) e foi controlado na noite desta terça-feira (29), a unidade de conservação ao público será reaberta na próxima quarta-feira (8).

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (30) pelo diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas, Antônio Malard.

Segundo ele, o fogo no interior da unidade de conservação foi extinto, mas está sendo feito todo o acompanhamento para que não ocorra nenhuma reignição.

"Desde domingo, nós temos cerca de 100 pessoas, entre brigadistas, voluntários, servidores do IEF, a comunidade, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar atuando efetivamente no combate a esse incêndio. Nós tivemos, infelizmente, uma área queimada no interior da unidade de 350 hectares e na zona de amortecimento 150 hectares. Além desse aparato humano, nós contamos com cerca de 10 veículos, quatro aeronaves - sendo 2 helicópteros e 2 aviões air tractors- que fazem o lançamento de água, além de uma ambulância que ficou à disposição, mas que felizmente não precisou ser utilizada" explicou.

E, frente a toda essa operação, felizmente a extinção desse incêndio no interior da unidade de conservação, a boa notícia é que estamos aptos novamente a reabrir a unidade de conservação ao público já na quarta-feira. Na próxima segunda-feira (6)estará disponível o serviço de agendamento, explicou Antônio Malard.

O IEF realiza uma campanha de conscientização de prevenção a incêndios todos os anos. E, segundo o diretor do órgão, é muito importante que sejam realizados trabalhos de comunicação, educação ambiental, mostrando pras pessoas a importância em prevenir os incêndios.

 

"O objetivo é garantir que a população não coloque em risco a unidade de conservação. Prevenir é sempre a melhor ação, porque combater torna-se muito complicado como foi mostrado nessa ação, especificamente, em Ibitipoca."

 

Segundo o diretor do IEF, cerca de 99% dos incêndios são provocados pelo homem. "Nesse incêndio específico não sabemos se foi intencional ou se foi criminoso, isso precisa ser melhor apurado mas sempre é muito difícil identificar quem provocou o fogo," finalizou.

 

Incêndio

 

incêndio teve início na madrugada de segunda-feira (28) em um terreno de propriedade particular ao lado do Parque Estadual do Ibitipoca e rapidamente se espalhou.

Por causa da situação, a reabertura do local, que estava marcada para esta quarta-feira (30), foi adiada pelo IEF.

Conforme os bombeiros, o fogo não chegou a atingir estruturas do parque, como a sede e a portaria, e estava espalhado em focos na vegetação.

Durante o incêndio, equipes foram lançadas em campo com o apoio de lançamento de água pelo helicóptero do Corpo de Bombeiros e por um avião airtractor do IEF.

O objetivo do uso destas aeronaves foi jogar grandes quantidades de água nas áreas queimadas.

 

 

Fonte: G-1 Zona da Mata

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!