Alimentos da agricultura familiar são distribuídos para famílias da região
12/10/2020 14:17 em REGIÃO

 

Alimentos produzidos pela agricultura familiar foram adquiridos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e começaram a ser distribuídos nesta semana para famílias que compõem a rede socioassistencial em diversas cidades de Minas Gerais. A estimativa é de que os alimentos cheguem a cerca de 1.500 famílias.

De acordo com a instituição, a aquisição dos alimentos ocorreu através de uma chamada pública, em maio, e foram fornecidos por 21 organizações de agricultores familiares das cidades de Viçosa, Ponte Nova, Juiz de Fora, Muriaé, Divino, Ervália, Teixeiras, Acaiaca, Jequeri, Carangola, Visconde do Rio Branco e Lima Duarte.

Ao todo foram arrecadadas mais de 25 toneladas de alimentos – agroecológicos e orgânicos in natura e processados, que serão destinados a entidades e famílias vinculadas à rede socioassistencial de 12 municípios da Zona da Mata, além de Belo Horizonte, Governador Valadares, Montes Claros, Caldas e Poço Fundo.

 

A distribuição em Viçosa começou na última quarta-feira (7), com entregas nos centros municipais de educação infantil Leda Bandeira e Celito Sari. Na data, também foram feitas entregas nas cidades de Teixeiras, Ponte Nova, Acaiaca e Jequiri. Na segunda (5), as entregas foram realizadas nos municípios de Muriaé, Divino e Carangola.

Entre as cidades da Zona da Mata, também receberam as doações de alimentos famílias de Juiz de Fora, Lima Duarte, Visconde do Rio Branco e Ervália; a entrega foi feita na sexta-feira (9). Ainda estão previstas duas entregas em Viçosa, nos dias 27 de outubro e 11 de novembro.

Os alimentos foram comprados e estão sendo distribuídos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos, que beneficia não apenas os agricultores, que conseguem comercializar os produtos e garantir renda, mas também as instituições recebedoras, com o acesso a alimentos saudáveis e de qualidade.

A ação é coordenada pela UFV, com o apoio de organizações ligadas à agroecologia e à agricultura familiar. Dentre elas, o Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM), a Articulação Mineira de Agroecologia (AMA) e grupos e organizações que integram o Polo Agroecológico e de Produção Orgânica da Zona da Mata mineira.

As doações também chegarão às pessoas em situação de vulnerabilidade social, garantindo a elas segurança alimentar e nutricional.

 

 

Fonte e foto: G1 Zona da Mata / Marcelo Lopes | Texto: Fellype Alberto

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!