A Superintendente de Vigilância em Saúde do Setor de Vigilância Epidemiológica de Leopoldina, Regina Aparecida Inácia Reis enviou comunicado ao Jornal Leopoldinense dando conta de que, devido à falta de recursos humanos disponíveis para atender à população no próximo sábado, dia 17/10/20, considerado o ‘Dia D’ da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente, três unidades de Saúde anteriormente incluídas entre os locais de atendimento, não serão abertas por falta de pessoal: PSF IX Vale do Sol, PSF X Três Cruzes e PSF XII Ventania.
A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente foi iniciada no dia 05 e vai até o dia 30 de outubro de 2020, sendo dia 17 o dia “D” de divulgação e mobilização nacional quando as unidades de saúde do município estarão abertas de 08:00 às 17:00 horas)exceto as já mencionadas anteriormente) e 01 ponto volante na Praça João XXIII até às 13 horas.
A ação tem como objetivos reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país, oportunizar o acesso às vacinas, atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas as coberturas vacinais e homogeneidade, diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis e contribuir para o controle, eliminação e/ou erradicação dessas doenças.
O público alvo da vacinação são crianças menores de 05 anos de idade e adolescentes menores de 15 anos de idade. Estarão abertos os seguintes pontos:
- ESF Quinta Residência – Rua Antonio Fernandes Valentim
- ESF Bandeirantes – Rua Rafael Gorrado s/n
- ESF São Cristóvão- Rua Nilo colono dos Santos
- ESF Bela Vista II – Av. dos Expedicionários
- ESF Tebas – Rua Henrique Fonseca
- ESF Piacatuba – Rua Praça Dr. Joaquim Dutra
- ESF Providência – Rua Prof. Carlos Franco
- ESF Abaíba
- ESF Rosário – Praça do Rosário
- ESF Ribeiro Junqueira – Av. Aurelio Pimentel
- ESF Pirineus – Rua Moacir Cunha
- Polo de Saúde Agostinho Pestana – ponto de referência prédio abaixo do hospital.
Fonte> Secretaria Municipal de Saúde de Leopoldina / Jornal Leopoldinense